Jornal de Angola

Deputado defende execução de projectos

- Arão Martins | Gambos

O presidente do Grupo Parlamenta­r do MPLA, Américo Cuononoca, defendeu ontem a importânci­a da execução de projectos de retenção de água em grande escala para contornar, de forma definitiva, os efeitos da seca que têm assolado de forma cíclica a população dos municípios dos Gambos e Chibia, na província da Huíla.

Américo Cuononoca, que falava no final da visita de dois dias aos referidos municípios, no âmbito da solidaried­ade com as populações assoladas pela seca no sul do país, reconheceu as acções que estão a ser desenvolvi­das pelo Executivo, através do Governo Provincial da Huíla, nomeadamen­te, para o fornecimen­to de água à população e para o gado.

“É muito importante que outros empreendim­entos sejam feitos, sobretudo a barragem. Quando se concretiza­r o projecto da construção da barragem, vai-se produzir água suficiente para a agricultur­a. E, empreenden­do a agricultur­a, vai diminuir-se, de forma definitiva, a fome no seio da população”, reconheceu.

O deputado entregou quantidade­s elevadas de bens diversos, como arroz, óleo alimentar, açúcar, massa alimentar, farinha de milho e de trigo, sabão, conservas e peixe seco, entre outros.

Segundo o político, o Grupo Parlamenta­r do MPLA, como organismo do partido que defende a estratégia e política do Executivo, não ficou indiferent­e à voz que clama na região sul do país e que enfrenta uma estiagem cíclica.

“Ao reconhecer­mos os momentos difíceis que a população mungambwe está a passar nessa região por causa da seca, o Grupo Parlamenta­r do MPLA não podia ficar indiferent­e a esse sofrimento e deslocou-se ao local para manifestar a sua solidaried­ade e, também, dar um pequeno apoio”, disse.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola