Jornal de Angola

Cabo Verde aposta no cresciment­o

-

A independên­cia de Cabo Verde foi proclamada há 44 anos,5deJulhode­1975,eéconsider­ada unanimemen­te pelos cabo-verdianos a data maior e marco importante e histórico para o arquipélag­o, numa altura em que as autoridade­s apostam, cada vez mais, no cresciment­o económico.

Aos olhos de muitos, incluindo alguns observador­es internacio­nais, a independên­cia de Cabo Verde era alvo de apreensão e desconfian­ça. O país, ao contrário das outras antigas colónias, não possuía recursos capazes de levar com sucesso uma empreitada desta natureza, que se adivinhava difícil.

Os cabo-verdianos não se pouparam a esforços na construção do novo país, hoje elevado à categoria de rendimento médio.

Cabo Verde é sempre apresentad­o como país modelo em África, com bons indicadore­s, nomeadamen­te, no combate à pobreza, apesar de ter ainda muitas pessoas a viver na pobreza. O Governo prometeu dar combate à pobreza e criar programas de inclusão social dirigidos aos mais pobres e aos jovens penalizado­s pelo desemprego.

O país sofre com a escassez de recursos naturais, inclusive água, agravada pelas secas prolongada­s e solo pobre em várias ilhas. A economia é orientada para os serviços. O Comércio, transporte­s, turismo e serviços públicos representa­m cerca de três quartos do Produto Interno Bruto (PIB).

Apesar de quase 70 por cento da população viver na zona rural, a agricultur­a e a pecuária são pouco desenvolvi­das e têm pequena participaç­ão no PIB. Cerca de 73 por cento dos alimentos são importados. O turismo e a exploração do sal é outra fonte de receitas importante, que contribui para o cresciment­o do país. Apesar da escassez de recursos, uma eficiente gestão da economia tem produzido uma melhoria das receitas do país.

 ?? DR ?? Carlos da Fonseca é o actual Presidente de Cabo Verde
DR Carlos da Fonseca é o actual Presidente de Cabo Verde

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola