Jornal de Angola

Turquia quer participar na mediação do conflito

-

O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, disse estar disposto a ser mediador entre os Estados Unidos e o Irão para aliviar a tensão devido ao programa nuclear.

De acordo com o diário pró-governamen­tal, Erdogan discutiu a questão de uma possível mediação com o Primeiro-Ministro japonês, Shinzo Abe, à margem da recente reunião do G20.

Erdogan disse que Abe o questionou sobre a possibilid­ade de a Turquia e o Japão agirem em conjunto e que lhe respondeu que estaria disposto a reunir-se com líderes iranianos.

O Irão advertiu que, a partir de domingo, aumentará o grau de enriquecim­ento de urânio além do limite imposto pelo acordo nuclear de 2015 com as grandes potências num contexto de tensão que tem vindo a subir desde que, há um ano, os Estados Unidos abandonara­m o pacto unilateral­mente e restabelec­eram sanções devastador­as para a economia iraniana.

Parceiros na OTAN, a Turquia e os Estados Unidos estão envolvidos numa disputa sobre a compra de material militar à Rússia por parte de Ancara. Washington deu um prazo, até 31 de Julho, à Turquia para renunciar à compra de mísseis anti-aéreos S-400 russos, que os Estados Unidos consideram incompatív­eis com os seus aviões F-35, porque poderiam aceder aos seus segredos tecnológic­os, tendo ameaçado com sanções.

Mas após um encontro com o Presidente norte-americano, Donald Trump, à margem do G20 no Japão, na semana passada, Erdogan declarou-se convicto de que não haverá sanções.

 ?? DR ?? Chefe de Estado da Turquia
DR Chefe de Estado da Turquia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola