Jornal de Angola

Federação e associação alteram moldes da prova

- Teresa Luís

A Federação Angolana de Andebol (Faand), sob proposta da Associação de Treinadore­s (Ataa) alterou os moldes da disputa da 41ª edição dos Campeonato­s Nacionais seniores masculino e feminino, a decorrer de 10 a 20 do corrente, no Pavilhão Principal da Cidadela.

Inicialmen­te, as finais seriam disputadas no sistema de play-off, à melhor de três partidas. Com a mudança, para conquistar­em o título, as eventuais equipas finalistas fazem apenas um jogo.

Por outro lado, além da pausa por jornada na primeira fase, as equipas que se qualificar­em para a meia-final dispõem de um dia de descanso.

Em femininos, as dez equipas inscritas jogam todas contra todas a uma volta, divididas em duas séries de cinco. Na segunda etapa, as oito melhores apuram-se para os quartos-de-final, seguem-seas meias-finais e final.

A ronda inaugural reserva os desafios: Petro de LuandaDesp­ortivo da Marinha, Progresso Sambizanga Desportivo do Maculusso (série A), ASA - Atlético do Namibe e 1º de Agosto - 1º de Agosto “B” (série B). A cerimónia de abertura está agendada para as 16h00.

Na segunda jornada, estão agendadas as seguintes partidas: Atlético do Namibe 1º de Agosto B, Desportivo do Maculusso - Petro de Luanda, Electro do Lobito - ASA e Casa do Pessoal do Porto do Lobito - Progresso Sambizanga.

Em masculinos, na primeira fase, as seis formações jogam todas contra todas a uma volta. As quatro melhores qualificam-se para as meias-finais, e a seguir para a final. Segundo o calendário, só entram em cena na segunda jornada com o único jogo: Petro de LuandaOrga­nizações.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola