Jornal de Angola

Mundial de Hóquei abre amanhã em Barcelona

Selecção Nacional chega a Espanha apostada em manter ou melhorar o quinto lugar conquistad­o em 2017 na China

- Silva Cacuti

É já amanhã que começam as emoções, propriamen­te ditas, dos jogos mundiais que a cidade de Barcelona, Espanha acolhe até ao próximo 14. Para os adeptos angolanos, há que esperar até ao dia seguinte para verem a Selecção Nacional estrear-se, diante da Itália. Além desta o grupo preliminar A integra as selecções da Espanha e França. O grupo B incorpora as equipas de Portugal, Argentina, Chile e Colômbia.

Depois da cerimónia de abertura, realizada na noite de ontem, no majestoso Palau Sant Jordi, hoje o dia é reservado à abertura das provas de Downhill (descidas com patins), Skateboard­ing, Scooter (trotinete) e Roller Freestyle (estilo livre).

Para Anacleto Silva “Kirro” é uma “batalha” que se avizinha. O antigo integrante da Selecção Nacional considera o grupo de Angola como sendo muito complicado.

“É um grupo muito difícil, complicado mesmo, e isto, de facto, dá outro ânimo aos atletas, porque o sucesso neste grupo vem afirmar a potência de Angola. Temos equipas muito fortes, mas a preparação decorreu bem, esperemos que a selecção nos dê os resultados que precisamos e tenho quase certeza de que as coisas vão correr bem, mas a empreitada é dura”, comentou.

Vai ser a 19ª presença angolana na prova principal do hóquei em patins, depois de três presenças (1982, 1992 e 1994) nos extintos mundiais B. O melhor que Angola conseguiu foi o quinto lugar, obtido na edição passada, disputada em Nanjing, China.

Ao todo os jogos incorporam 128 competiçõe­s em 11 disciplina­s da patinagem (Alpino, Artístico, Freestyle Roller, Downhill, Inline Freestyle, Hóquei em Linha, Hóquei em Patins, Roller Derby, Scooter, Speed e Skateboard­ing). Mais de quatro mil atletas de 81 países vão movimentar a cidade capital da Catalunha.

Angola, Moçambique e Egipto (hóquei em patins) e a Namíbia, com o patins em linha, são os países africanos inscritos em modalidade­s colectivas. Não está ainda disponível o quadro de competidor­es em todas as especialid­ades individuai­s.

Na verdade, os Jogos Mundiais começaram a 29 de Junho, com a realização de provas nos escalões juniores. Na terçafeira­começou a disputa da patinagem artística, a primeira modalidade sénior.

A Itália comanda o quadro de medalhas com um total de cinco: três de ouro, uma em prata e outra em bronze. Os patinadore­s artísticos italianos Davide Arminchiar­di e Chiara Trentini conquistar­am, na quarta-feira, as primeiras medalhas de ouro, em seniores, dos Jogos Mundiais de Barcelona.

 ??  ??
 ?? JOSÉ COLA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Comandados de Fernando Fallé testam aptidões frente ao forte combinado italiano
JOSÉ COLA | EDIÇÕES NOVEMBRO Comandados de Fernando Fallé testam aptidões frente ao forte combinado italiano

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola