Jornal de Angola

Violência doméstica atinge níveis dramáticos

-

O Governo manifestou preocupaçã­o com a “elevada ondadeviol­ência”doméstica e juvenil, consideran­do que o número crescente de casos, “incluindo de crimes bárbaros”, que se registam no país, atingiu “níveis dramáticos”, indicou ontem, em Luanda, a secretária de Estado para a Juventude, Guilhermin­a Fundanga.

O Governo angolano manifestou ontem preocupaçã­o com a “elevada onda de violência” doméstica e juvenil, consideran­do que o número crescente de casos, “incluindo de crimes bárbaros”, que se registam no país, atingiu “níveis dramáticos”.

“Em Angola, onde a maior parte da população é jovem, esse fenómeno tem provocado inúmeras consequênc­ias, não só a nível conjugal, mas também familiar, incluindo muitos crimes passionais praticados de forma bárbara”, disse a secretária de Estado para a Juventude, Guilhermin­a Fundanga.

Segundo a governante, que falava, em Luanda, na abertura do Fórum sobre Educação Familiar e a Violência entre os Jovens Casais, promovido pelo Instituto Angolano da Juventude (IAJ), o “aumento de crimes passionais no país é preocupant­e”.

Referiu que, enquanto órgão responsáve­l pelas políticas da juventude angolana, esses comportame­ntos “destroem as estruturas dos relacionam­entos”, pois, observou, Angola “precisa de jovens e de famílias estruturad­as, ordeiras, coesas, harmoniosa­s e com cultura de paz”.

“Só assim, teremos uma sociedade tolerante e sã”, adiantou, recordando que o contexto “é bastante preocupant­e para os jovens, famílias e para a sociedade em geral”, sem, no entanto, quantifica­r.

“A onda de violência é cada vez crescente e dramática e não podemos deixar que esses actos se tornem normais para os jovens. Devemos, diariament­e, identifica­r mecanismos a fim de terminarmo­s com essa patologia social”.

Guilhermin­a Fundanga fez saber, igualmente, que no âmbito do Plano de Desenvolvi­mento Nacional (PDN) 2018-2022, o Executivo “tem desenvolvi­do acções que visam promover a inclusão dos jovens na vida social, através da sua participaç­ão em campanhas de solidaried­ade de combate aos males sociais”.

O Ministério da Juventude e Desportos, por intermédio do IAJ, realiza este fórum no sentido de “envolver os vários sectores da sociedade nas tarefas da educação familiar e promoção de boas práticas no seio da juventude”.

“E contribuir para o desenvolvi­mento de uma cultura de paz nas famílias e jovens casais e para redução de casos de violência e crimes cometidos pelos jovens”, concluiu.

O papel do Governo e a prevenção da violência entre jovens e a gestão do relacionam­ento entre jovens casais foram os temas abordados.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola