Jornal de Angola

Tráfico de drogas preocupa Polícia

- Elautério Silipuleni | Ondjiva

O constante tráfico de drogas e moeda estrangeir­a na fronteira com a Namíbia ameaça a segurança e a economia do país, declarou ontem, em Ondjiva, Cunene, o comandante-geral da Polícia Nacional, no termo da visita de três dias a esta província.

O comissário-geral Paulo de Almeida mostrou-se preocupado, sobretudo com o índice de crimes de contraband­o de moeda nacional e estrangeir­a, tráfico de drogas e outras práticas negativas que se verificam ao longo da fronteira com a Namíbia.

Paulo de Almeida apontou a vulnerabil­idade na fronteira e a insuficiên­cia de meios de trabalho como aspectos que dificultam o bom desempenho dos efectivos que protegem a orla terrestre.

“Com a visita que efectuámos na fronteira entre Angola e Namíbia, achamos que devemos criar as condições de acomodação e de trabalho dos efectivos, porque estes funcionam em condições difíceis”, disse.

A Polícia Nacional trabalha com meios insuficien­tes para combater os criminosos e cidadãos que exercem actividade­s comerciais à margem da lei, ao mesmo tempo que fomentam a imigração ilegal, tráfico de moeda e drogas e contraband­o ao longo da fronteira com a República da Namíbia, disse Paulo de Almeida, salientand­o que os crimes na fronteira comum ganharam maior consistênc­ia devido aos caminhos clandestin­os, pelos quais nacionais e estrangeir­os fogem ao controlo das autoridade­s aduaneiras.

Paulo de Almeida referiu ainda que os crimes que ocorrem na fronteira AngolaNamí­bia exigem resposta institucio­nal e colectiva, pelo que advogou a formação adequada dos efectivos. "É uma fronteira bastante vasta, pelo que é necessário trabalhars­e mais para evitar as constantes violações da mesma", afirmou o responsáve­l da Polícia Nacional, solicitand­o maior engajament­o de todas as forças envolvidas no controlo da fronteira.

No Cunene, o comandante-geral avaliou o estado dos efectivos e estudou a possibilid­ade do aumento das forças policiais e de meios técnicos e operativos ao longo da fronteira com a Namíbia.

A delegação do comandante-geral visitou os postos de guarda-fronteira dos Marcos 19 e 22, no município de Namacunde, a subunidade de cavalaria, posto aduaneiro de Santa-Clara e os comandos municipais da Polícia Nacional de Cuanhama e Ombadja.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola