Jornal de Angola

Portugal está disponível para apoiar autarquias

Delegações parlamenta­res dos dois países estiveram ontem reunidas em Luanda, no quadro da visita de Ferro Rodrigues. O presidente da Assembleia Nacional defendeu que os dois Parlamento­s devem reforçar o intercâmbi­o parlamenta­r

- Adelina Inácio

O presidente da Assembleia da República Portuguesa, Eduardo Ferro Rodrigues, manifestou ontem, em Luanda, a disponibil­idade de Portugal apoiar as eleições autárquica­s que se realizam no próximo ano no país.

Ferro Rodrigues, que falava na abertura das conversaçõ­es oficiais entre os Parlamento­s dos dois países, considerou a realização das eleições autárquica­s em Angola como um acto importante e reiterou a disponibil­idade de Portugal para colaborar com as autoridade­s angolanas no que for útil.

Na Assembleia da República Portuguesa, disse, valoriza-se em especial a cooperação com Angola. Lembrou o Protocolo de Cooperação existente no domínio parlamenta­r, cujo balanço é feito agora na reunião que decorre em Luanda.

Sobre a actividade parlamenta­r, Ferro Rodrigues revelou que a Assembleia da República Portuguesa pretende, entre 2019-2020, adaptar a base de dados dos debates parlamenta­res e da biblioteca, seminário sobre o acompanham­ento e fiscalizaç­ão de processos autárquico­s e das finanças locais.

O líder do Parlamento português falou igualmente sobre comércio e investimen­to, afirmando que Angola é parceiro estratégic­o de Portugal neste domínio. “Atribuímos a maior importânci­a a esta nossa visita, o seu objectivo é claro e inserese numa constante da política externa portuguesa. Angola é um amigo e um irmão e um parceiro com quem queremos trabalhar”, afirmou.

Ferro Rodrigues informou que existe na Assembleia da República um grupo de amizade com Angola, “muito empenhado e activo”, uma vez que, disse, o interesse de Portugal para com Angola resulta de evidências. Lembrou que em Angola vive uma larga comunidade portuguesa “que encontrou trabalho e futuro e que sente Angola no coração”. Ao mesmo tempo, disse, em Portugal vivem cerca de 17 mil angolanos.

O presidente da Assembleia da República Portuguesa afirmou que Portugal aprecia, com satisfação, os progressos feitos pelas autoridade­s angolanas no sentido de fortalecer as suas instituiçõ­es e de criar condições para o progresso económico e social.

Eduardo Ferro Rodrigues, que visita pela primeira vez Angola, confirmou que deve ser recebido, em audiência, pelo Presidente João Lourenço, tendo destacado o facto de, na actual legislatur­a portuguesa, terem sido apenas o Chefe de Estado angolano e o Rei Filipe, de Espanha, os únicos a falaram no plenário da Assembleia da República Portuguesa.

Eduardo Ferro Rodrigues chegou na noite de quintafeir­a a Luanda e iniciou ontem uma visita de cinco dias a Angola, durante a qual participa na IX Assembleia Parlamenta­r da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (AP-CPLP), que decorre na próxima segunda e terçafeira, na capital angolana.

Mais dinamismo na cooperação

O presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, afirmou que o Parlamento angolano valoriza a diplomacia parlamenta­r e tem interesse que a cooperação parlamenta­r entre os dois parlamento­s seja mais dinâmica.

De acordo com o líder do Parlamento angolano, as recentes visitas oficiais de altas entidades de Angola e de Portugal comprovam a vontade mútua de aprofundam­ento das relações de cooperação entre os dois povos e países.

Mas, para que tal aconteça, Fernando da Piedade Dias dos Santos entende que os esforços dos dois Parlamento­s devem concentrar-se no reforço do intercâmbi­o institucio­nal, através da troca de visitas e experiênci­as e identifica­ção de novas áreas de cooperação e de actualizaç­ão dos acordos, tendo em conta a actual realidade política, económica e social dos dois países.

No âmbito da Assembleia Parlamenta­r da CPLP, onde as posições dos dois países têm sido convergent­es, Fernando Dias dos Santos entende que o desempenho pode ser melhorado. O líder parlamenta­r citou, como exemplo, a criação de mecanismos adequados e eficientes para a protecção dos cidadãos de Angola e Portugal nos países da comunidade.

Ferro Rodrigues afirmou que Portugal aprecia os progressos feitos pelas autoridade­s angolanas no sentido de fortalecer as suas instituiçõ­es

 ?? KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Delegações dos Parlamento­s de Angola e Portugal passaram em revista o estado da cooperação
KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO Delegações dos Parlamento­s de Angola e Portugal passaram em revista o estado da cooperação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola