Jornal de Angola

Constituci­onal valida deputados da oposição

-

O Tribunal Constituci­onal da RDC validou, quinta-feira, vários deputados da oposição que tinham sido suspensos em Junho, causando um aumento da tensão política no país, noticiou ontem a Agência France Press.

Numa decisão que surpreende­u muitos observador­es, o Tribunal Constituci­onal, composto por juízes próximos do ex-Presidente Joseph Kabila, repescou 19 dos 23 deputados da oposição suspensos, segundo os acórdãos divulgados ontem. O Tribunal Constituci­onal rectifica assim as decisões divulgadas em Junho, que invalidava­m as funções dos parlamenta­res da oposição, três meses após a tomada de posse na Assembleia Nacional.

O Tribunal não reabilitou os mandatos do artista Jean Goubald Kalala e de Clement Muza, de Kinshasa, bem como de Faustin Kwakwa e Vital Sunzu, ambos do Sudeste do país.

“Precisámos de um envolvimen­to directo do Presidente Tshisekedi para a reabilitaç­ão daqueles deputados, porque é em seu nome que os acórdãos são feitos”, disse em Anadolu, Cherubin Okende, porta-voz de Moise Katumbi, coordenado­r da oposição reunida no seio da coligação Lamuka. Dos 500 deputados eleitos, a oposição dispõe de 100, enquanto a coligação presidenci­al de Félix Tshisekedi possui apenas 40 e a coligação do ex-Presidente Joseph Kabila é maioritári­a com mais de 330 deputados a nível nacional. O Tribunal Constituci­onal havia invalidado as funções dos deputados da oposição na maior parte dos casos em benefício da coligação liderada por Joseph Kabila. Nesta senda, vários ministros e governador­es provinciai­s viram os mandatos validados, após a Comissão Eleitoral Nacional Independen­te tê-los anunciado como não eleitos. O Presidente Félix Tshisekedi tinha convocado o presidente do Tribunal, que decidiu, depois de ser ouvido, criar uma comissão especial para corrigir os eventuais “erros materiais”.

 ?? DR ?? O caso teve o envolvimen­to do Chefe de Estado congolês
DR O caso teve o envolvimen­to do Chefe de Estado congolês

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola