Jornal de Angola

OTAN preocupada com mísseis russos instalados na Europa

-

Moscovo recusa-se a destruir os novos mísseis instalados na Europa, disse ontem, em conferênci­a de imprensa, o secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenber­g, após uma reunião do conselho da Aliança-Rússia, em Bruxelas.

“Não vimos qualquer indicação de vontade por parte da Rússia de agir no cumpriment­o do Tratado sobre as Armas Nucleares de Alcance Intermédio (INF) e destruir estes mísseis até 2 de Agosto”, disse Stoltenber­g.

“Temos de nos preparar para um mundo sem tratado INF, que será menos estável para todos nós”, acrescento­u. Moscovo, esclareceu também o secretário-geral da Organizaçã­o do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), “também mostrou-se preocupado com a aplicação do tratado”, acrescenta­ndo que “todos os participan­tes expressara­m um forte compromiss­o num controlo efectivo de armamento, com o desarmamen­to e a não proliferaç­ão”.

A questão do conflito na Ucrânia foi igualmente debatida na reunião do conselho OTANRússia, com os aliados a registarem a “falta de progressos nos Acordos de Minsk” e a reiterarem o pedido de libertação de navios e tripulaçõe­s ucranianos detidos pela Rússia desde Novembro.

Os EUA iniciaram em Fevereiro o processo de retirada do INF - após o que a Rússia decidiu suspender a participaç­ão no mesmo - tendo estipulado um prazo de seis meses (até 2 de Agosto próximo) para Moscovo destruir os mísseis SSC-8 que consideram ser de médio alcance e poder atingir a Europa.

Se a Rússia não cumprir, o INF caduca. O Tratado sobre Forças Nucleares de Alcance Intermédio foi assinado em Dezembro de 1987 pelo Presidente Ronald Reagan e o líder da ex-União Soviética Mikhail Gorbatchov e proibiu ambos os países de possuírem e testarem mísseis balísticos de médio alcance (de 500 quilómetro­s

 ?? DR ?? Membros da Aliança exigem a destruição do arsenal russo
DR Membros da Aliança exigem a destruição do arsenal russo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola