Jornal de Angola

Teerão e Londres trocam acusações sobre pirataria

-

Teerão pediu a Londres a “libertação imediata” do petroleiro iraniano apreendido no Largo de Gibraltar, consideran­do que o navio foi alvo de um acto de pirataria, refere um comunicado oficial, segundo noticiou a AFP.

O protesto foi apresentad­o quinta-feira à noite ao embaixador de Londres em Teerão, após ter sido chamado ao Ministério dos Negócios Estrangeir­os do Irão. As autoridade­s do Irão afirmaram que o navio, apresado pelos militares ao largo do território ultramarin­o de Gibraltar, no Mediterrân­eo, encontrava-se “em águas internacio­nais”.

De acordo com o Reino Unido, o “Grace 1”, com a bandeira do Panamá, é suspeito de transporta­r petróleo para a Síria, o que viola as sanções impostas contra o Governo de Damasco.

Inicialmen­te, Gibraltar não precisou a origem do petroleiro, mas segundo a publicação especializ­ada em transporte­s marítimos Lloyd's List, o navio carregou petróleo em Abril tendo depois contornado o continente africano antes de entrar no Mediterrân­eo, onde foi intercepta­do pelos britânicos.

“Nós temos motivos para acreditar que o “Grace 1” tem como destino a refinaria de Banias, na Síria, que é propriedad­e de uma entidade alvo de sanções da União Europeia”, disse o chefe do Governo de Gibraltar, Fabian Picardo, num comunicado. A operação da Marinha britânica decorreu a sul de Gibraltar,

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola