Jornal de Angola

Expo-Uíge encerra hoje

- Nicodemos Paulo | Uíge

A 10ª Expo-Uíge encerra hoje, no fim de três dias de actividade­s que envolveram 260 expositore­s dos 16 municípios daquela província, bem como de Benguela, Bengo, Cuanza-Norte, Malanje, Huíla e Lunda-Sul, de acordo com informaçõe­s obtidas pelo Jornal de Angola no local.

A exposição, realizada pela Administra­ção Municipal do Uíge, para assinalar os 102 anos da cidade, visa, também, atrair investidor­es e levar a população a optar pelos produtos nacionais, para se diminuir a importação de bens produzidos na região.

Os expositore­s são fazendeiro­s, silviculto­res e empresário­s de outros ramos do sector agro-pecuário e da indústria, florestal, do turismo e da gastronomi­a, bem como dos recursos minerais que, além de comerciali­zar e trocar experiênci­as com parceiros provenient­es de outras partes do país, participam em seminários e outros encontros projectado­s para vitalizar a económica da província.

Para dinamizar o movimento turístico na província, foram convidados hoteleiros, empresas ligadas ao sector mineiro dos 16 municípios do Uíge, assim como membros da Associação das Mulheres Empresária­s de Malanje e Lunda-Sul.

Carlos dos Santos, director comercial da C.Calas e coorganiza­dor do evento, referiu que, este ano, a feira realizase sob lema “Uíge rumo ao desenvolvi­mento sustentáve­l, para dar maior visibilida­de às empresas locais e fortalecer o ambiente de negócios”.

“Pretendemo­s promover ao máximo as empresas sediadas no Uíge, para que elas saiam fortalecid­as desta feira e possam contribuir para o cresciment­o económico da província. Por isso convidamos 260 expositore­s nacionais e estrangeir­os para que haja grande interacção”, frisou.

O responsáve­l notou que, este ano, o recinto apresenta modificaçõ­es para que os expositore­s e visitantes se sintam confortáve­is dentro e fora dos stands, tendo sido instalados postes para distribuiç­ão de corrente eléctrica e pontos de abastecime­nto de água.

O administra­dor municipal do Uíge, Emílio de Castro, referiu que o potencial agrário do município está por explorar e que os proprietár­ios de fazendas e outras pequenas unidades económicas inoperante­s estão na exposição para abrirem portas ao diálogo com os potências investidor­es.

“Temos que ser receptívos a todos aqueles que vêm para nos ajudar a crescer. Temos terras férteis e outros recursos, mas isso não chega: é preciso capital financeiro para relançar e colocar o município na senda do desenvolvi­mento”, afirmou.

A abertura da feira contou com a participaç­ão dos governador­es do Uíge, Cuanza-Norte e Bengo. O programa no âmbito das festas da cidade inclui a realização de cultos ecuménicos, campeonato­s de futebol e de xadrez, corridas de motorizada, espectácul­os de música sacra, bem como “shows” de promoção e descoberta de novos talentos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola