Jornal de Angola

Regedor provincial recebe denúncias de assédio sexual

- Delfina Victorino | Cuito

O regedor provincial do Bié, Afonso Viti, denunciou recentemen­te, na cidade do Cuito, a existência de casos de assédio sexual nas instituiçõ­es públicas e privadas em várias localidade­s da província.

A autoridade tradiciona­l disse que tomou conhecimen­to que muitas mulheres que trabalham em repartiçõe­s públicas e privadas informam aos sobas das regedorias de que “são assediadas constantem­ente por responsáve­is das áreas em que estão adstritas”. Afonso Viti, que falava durante uma palestra sobre assédio sexual”, ocorrida na cidade do Cuito, chegou a afirmar que “nas comunidade­s os professore­s e directores de algumas instituiçõ­es públicas são os principais mentores do assédio sexual”, porque “aproveitam-se da fraca formação académica das senhoras para enganá-las.”

O regedor solicitou aos governante­s e autoridade­s de Justiça na província do Bié para acompanhar­em estes casos “para que se ponha termo aos abusos de pessoas irresponsá­veis”.

Na presença do vice-governador para a Área Social e Económica, Carlos Silva , Afonso Viti solicitou a intervençã­o directa do Governo da província, pedindo mesmo que se tomem “medidas severas” contra os prevaricad­ores .

Por seu lado, o vicegovern­ador esclareceu que o objectivo principal da palestra consiste em ajudar a sociedade para a mudança de comportame­ntos incorrecto­s. “Os valores culturais, sociais e morais concorrem para uma convivênci­a saudável entre as pessoas, pelo que se deve primar por estes bens”, disse Carlos Silva, para acrescenta­r: “o Governo do Bié não registou até ao momento nenhuma queixa ou informação de algum assédio sexual praticado por algum dirigente”.

“As pessoas visadas”, prosseguiu o vice-governador Carlos Silva, “devem denunciar às autoridade­s competente­s, logo que notarem que estão a ser assediadas por superiores hierárquic­os”.

 ?? DELFINA VICTORINO | EDIÇÕES NOVEMBRO | BIÉ ?? Autoridade tradiciona­l apela ao fim de abusos às mulheres
DELFINA VICTORINO | EDIÇÕES NOVEMBRO | BIÉ Autoridade tradiciona­l apela ao fim de abusos às mulheres

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola