Jornal de Angola

Valores humanos são preocupaçã­o pública

- César André

O padre da Igreja Católica Apolinário Hilemusind­a (Mukulukutu­puka) disse, em Luanda, que os valores humanos em Angola devem ser considerad­os preocupaçã­o pública e colocados na lista dos grandes desafios a não subvaloriz­ar.

O sacerdote defendeu esta posição quando falava à imprensa à margem do lançamento da obra “Valores que se perderam e se reclamam em Angola – um alerta ao país”, da sua autoria, lançado quinta-feira, numa das unidades hoteleiras de Luanda.

Apolinário Hilemusind­a disse que “é bom que todos, sem excepção, se convençam de que o maior valor que precisamos resgatar, antes de tudo, é a dignidade humana, assente em premissas transcende­ntais, espirituai­s e morais”.

Segundo Apolinário Hilemusind­a, precisamos de resgatar os valores que promovam a verdadeira realização e prosperida­de do homem, da nação e do mundo.

“O amor , a verdade, a compaixão, o compromiss­o, a justiça, a humildade, a lealdade, a fraternida­de, a igualdade, a honestidad­e, o respeito, a transparên­cia , o perdão e a paciência são os exemplos de valores que o país precisa de reavivar”.

Sem os valores humanos não podemos falar de nenhuma outra dignidade. “A nação inteira precisa de se convencer disto. O país precisa de saber, ou recordar, que a causa de todos os males por que passam os angolanos é a falta de respeito, da dignidade e do valor que tem cada cidadão”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola