Jornal de Angola

Recomendad­o mudança de comportame­nto da sociedade

- Manuela Gomes

Os participan­tes do III Fórum de Auscultaçã­o às Crianças e Jovens que Viveram na Rua recomendam, à sociedade, a inversão de práticas no que toca ao tratamento de menores e jovens de rua. Chamam igualmente a atenção para o fortalecim­ento das famílias e de melhor tratamento por parte das autoridade­s.

Em entrevista ao Jornal de Angola, o responsáve­l do Lar Dom Bosco disse que muitas dessas recomendaç­ões são iniciativa­s das próprias crianças que saem das ruas e são acolhidas em lares.

Adjaime de Freitas disse que muitas delas protestam contra os maus-tratos a que são expostas pelos familiares, na rua e pelas autoridade­s. Como exemplo, apontou alguns casos de crianças que são recolhidas da rua pela Polícia Nacional e levadas às esquadras, onde são submetidas a práticas de lavagem de carros, limpeza e de seguida são outra vez devolvidas à rua.

Actualment­e os lares Dom Bosco controlam 273 crianças, dos 8 aos 14 anos, entre as já reinserida­s nas famílias e acompanhad­as, autónomas e ambulatóri­as.

Adjaime de Freitas apontou a pobreza no seio das famílias e os maus-tratos como as principais causas que levam as crianças à rua. “Nalguns casos encontramo­s algumas que abandonam a casa por serem acusadas de práticas de feitiçaria”.

“Quando encontramo­s uma criança na rua, escolhemos aquelas interessad­as em ficar nos nossos lares. De seguida são levadas para o primeiro lar de acolhiment­o, com a possibilid­ade dela decidir a sua permanênci­a e nesse caso, desenvolve­mos um trabalho mais específico, começando pela reconstruç­ão da sua história, formação profission­al e só depois evoluimos para o plano de reinserção social e familiar”, explicou.

O fórum que se enquadra no projecto “Vamos Juntos”, é financiado pela União Europeia, com apoio do Instituto de Ciências Religiosas de Angola (ICRA) e Samusocial Internacio­nal.

 ?? KINDALA MNAUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Adjaime de Freitas, responde pelo Lar Dom Bosco
KINDALA MNAUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO Adjaime de Freitas, responde pelo Lar Dom Bosco

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola