Jornal de Angola

O outro lado da Gente

-

Yonara Tchissola, engenheira de petróleos, é supervisor­a de projectos no centro de investigaç­ão Química Verde Lab e uma das integrante­s do projecto "Minha água minha vida" no qual faz, ao lado do colega

António Quilala, a filtragem de águas turvas, a partir de um mecanismo artesanal de uso doméstico, cujo objectivo é ajudar famílias que vivem em zonas onde não há água potável. Até ao momento, aproximada­mente 40 famílias nas províncias do Bengo e Luanda já beneficiar­am desta iniciativa. Entretanto, o objectivo da dupla Yonara e António é alcançar todo o país. Nome: Yonara Tchissola Albino de Freitas.

Idade: Não menos de 20 anos nem acima de 30 anos (risos). Calçado: 40. Ocupação: Engenheira de petróleos. Estado civil: Solteira. Filhos: Nenhum.

Sonhos: Fazer com que o "Biofiltro" chegue a todas as famílias angolanas que precisam e fazer da Química Verde Lab uma empresa multinacio­nal. Sente-se realizada? Ainda não. Tem carro próprio? Ainda não. E casa? Ainda não. Que importânci­a têm as mulheres para si? Para mim as mulheres representa­m a força essencial de uma sociedade, pois, nelas está a essência do amor, porém são as mais fortes em tudo. Como se veste de segunda a sexta-feira? De forma social. E aos fins-de-semana? De forma descontraí­da. Usa roupa de marca? Sim. Cor preferida: Hum, acho que todas as cores são bonitas. Qual é a marca de perfume que usa? Gosto de "Manifesto", de Yves Saint Laurent. Acredita em forças ocultas? Sim, acredito. Como reage a elas? Com normalidad­e. Deve haver um equilíbrio. Onde passa as férias? Em qualquer província. Cidade predilecta: Huambo. Naturalida­de: Luanda. Virtudes: Sinceridad­e. Vícios: Penso que não tenho. Ídolo: Rosário Neto. Livro: "Descubra o seu destino". Escritores: Gosto de vários. Tiago Brunet, Ottoniela Bezerra, Stella Constantin­a, Augusto Cury, Rosa Soares, Steven Carter & Julia Sokol. Uma boa companhia: A família e os amigos.

Músicos: Nina Simone, Peróla, H.E.R e muitos outros artistas.

Comida: Fungi com carne seca, macayabo, fúmbua, bacalhau com natas e muitas outras , desde que dê para comer.

Bebida: Água, sumo, gasosa e cerveja. Sabe cozinhar? Felizmente sim e também gosto de uma boa garfada. O quê, por exemplo? Funge com carne seca, feijão de óleo de palma, cachupa, etc. É ciumenta? Sou sim. Desporto: Futebol. Clubes: 1º de Agosto, Barcelona e Benfica. Alguma vez mentiu? Infelizmen­te já sim e não me orgulho nada disto. Já foi enganada? Muitíssima­s vezes e lamento que existam pessoas capazes disso. Ano que mais a marcou? 2018. Porquê? Foi o ano da criação do projecto "Minha água minha vida" e de maior ascensão da empresa Química Verde Lab. O que acha da corrupção? Éo pior e maior problema de uma nação.

E da homossexua­lidade? Cada um é livre de se relacionar intimament­e com quem quiser.

Poligamia: Acto reprovável, pois a partir dela mais pessoas são contaminad­as sexualment­e.

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola