Jornal de Angola

Obra de Luandino Vieira é revisitada no Camões

-

A obra e a biografia de José Luandino Vieira é revisitada nos dias 8 e 29 deste mês, a partir das 10h00, no CamõesCent­ro Cultural Português, em Luanda, inserido no programa “Escritor do Mês”, que nesta edição decidiu analisar e estudar, em dois dias, o trabalho deste autor angolano.

José Luandino Vieira, pseudónimo literário de José Vieira Mateus da Graça, é autor de uma vasta e diversific­ada obra literária que inclui livros de contos, romance, novela, infanto-juvenil e alguma poesia não publicada.

O escritor angolano José Eduardo Agualusa diz que “Luandino Vieira é um nome tão grande da literatura portuguesa que a sua distinção já há muitos anos era esperada. A sua obra tem um enorme valor e este prémio é um reconhecim­ento da dinâmica das literatura­s africanas e do vigor da Língua Portuguesa em África”.

Segundo a escritora Lídia Jorge, “Luandino Vieira é também um marco revolucion­ário pelo movimento que criou em Portugal a favor da liberdade de expressão”.

Para Eduardo Lourenço, “Luandino Vieira é um autor que conta na literatura de Língua Portuguesa porque foi, a certa altura, quase um símbolo de rebelião”.

José Luandino Vieira nasceu em Ourém, em 1935. Com apenas três anos veio, com os pais, para Angola e passou toda a infância e juventude em Luanda, onde concluiu o ensino secundário.

Foram-lhe atribuídos vários prémios, designadam­ente Grande Prémio de Novelístic­a da Sociedade Portuguesa de Escritores, Prémio Camilo Castelo Branco (1965), Prémio Sociedade Cultural de Angola (1961), Prémio Casa dos Estudantes do Império (1963), Prémio Mota Veiga (1963) e Prémio Camões (2006), que recusou por se considerar um “escritor morto”.

 ?? DR ?? Wordsmith está em Luanda para intercâmbi­o cultural
DR Wordsmith está em Luanda para intercâmbi­o cultural

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola