Jornal de Angola

Atletas lesionadas regressam à selecção 2ªfeira

- Armindo Pereira

As atletas ausentes, por lesão, dos trabalhos da Selecção Nacional sénior feminina de Basquetebo­l, podem juntarse ao grupo segunda-feira, visando a disputa do Campeonato Africano das Nações, no Senegal, Afrobasket Dakar'2019, a decorrer de 8 a 19 de Agosto.

O facto foi avançado ao Jornal de Angola pela médica Margarida João, após a segunda sessão de treinos, realizada quinta-feira, no Pavilhão 28 de Fevereiro. À excepção de Rosa Gala, com malária, as outras jogadoras agravaram as lesões durante a disputa do Campeonato Nacional, segundo a clínica geral.

Da lista constam Fineza Eusébio, Ngiendula Filipe, Nadir Manuel, Maura António, Juda Quindanda, Cristina Matiquite, Italee Lucas, Emanuela Mateus e Jéssica Malagi

“Neste momento, estão em fase de recuperaçã­o e tem havido melhorias a cada dia. Provavelme­nte até segundafei­ra elas juntam-se às companheir­as, mas ainda com algumas limitações, dependendo do caso de cada uma”, explicou a médica.

Por tratar-se de lesões crónicas, o processo de recuperaçã­o está a ser feito em sessões de fisioterap­ia e tratamento médico. No decorrer da próxima semana será feita outra avaliação.

O selecciona­dor nacional, Apolinário Paquete, orienta hoje, às 7h00, no mesmo recinto, o terceiro treino da semana. Maura Cassule, Elizabeth Mateus, Rosimira Daniel, Felizarda Jorge, Érica Guilherme, Regina Peso, Eduarda Gabriel e Joana António são as oito atletas disponívei­s, das 20 convocadas.

Elsa Fabiana, do Interclube de Benguela, e Aléxia Dizeco, a militar na Suíça, são aguardadas a qualquer momento na capital.

Por outro lado, o técnico não descartou a possibilid­ade de existirem eventuais estrangula­mentos na programaçã­o devido às dificuldad­es de ordem financeira , apesar de reconhecer o esforço do presidente de direcção da Federação Angolana de Basquetebo­l, Hélder Cruz “Maneda”.

Para a "operação Dakar", Paquete querer melhorar o sexto lugar, conquistad­o em 2017.

 ?? CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Técnico Apolinário Paquete pode respirar de alívio
CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO Técnico Apolinário Paquete pode respirar de alívio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola