Jornal de Angola

Icolo e Bengo recebe amanhã prova de BTT

- Job Franco

Um total de 141 atletas de ambos os sexos disputa amanhã, a partir das 8h30, a terceira prova de resistênci­a em bicicleta de todo terreno (BTT), a decorrer nos arredores da Barragem da Quiminha, no município de Icolo e Bengo.

O evento conta com ciclistas de Angola, Portugal, Brasil, Argentina, Cuba, Alemanha, África do Sul, Inglaterra, Estados Unidos, Espanha, Suíça, Noruega, França, Austrália, Israel, Cabo Verde, Chile, Venezuela e Uruguai.

Com um percurso de 72,8 quilómetro­s (maratona a uma volta), a competição de circuito fechado é disputada por 34 atletas. Na meia maratona, de 49,3 quilómetro­s (uma volta) pedalam 82 ciclistas. Para as provas de mini maratona e feminina, numa extensão de 37, 9 quilómetro­s (uma volta) estão inscritos 25 corredores.

A corrida é disputada nas categorias de elite (menos de 40 anos), masters (entre 40 e 50) e grandmaste­rs (acima de 50). Na prova passada, os ciclistas angolanos dominaram o pódio. Euclides Chingui (Elite) foi o vencedor, após completar oito voltas em duas horas, 48 minutos e 45 segundos.

Subiram igualmente ao primeiro lugar do pódio o português Rafael Moura (masters), os angolanos Olavo Fernandes (grandmaste­rs) e a antiga nadadora Elsa Freire, em feminino. O vencedor do sexto circuito de BTT é conhecido através do somatório dos pontos obtidos.

O angolano Zeferino Epalanga (Elite), da equipa Amadores Cicloturis­tas, é o detentor do título.

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola