Jornal de Angola

Água potável beneficia mais de 35 mil habitantes

Habitantes de Menongue, Cuito Cuanavale, Cuangar e Derico deixaram de passar por enormes constrangi­mentos, fazendo largas caminhadas em busca de água

- Lourenço Bule| Cuito Cuanavale

Mais de 35 mil habitantes dos municípios de Menongue, Cuito Cuanavale, Cuangar e Dirico, na província do Cuando Cubango, estão a beneficiar do fornecimen­to de água potável, mercê da construção de 16 sistemas de abastecime­nto de água de pequenas dimensões, instalados com 92 fontenário­s.

Os empreendim­entos foram construído­s no âmbito do programa do Executivo “Água Para Todos”. O município de Menongue conta com seis sistemas, Cuito Cuanavale e Cuangar cada quatro e o Dirico dois.

O secretário de Estado das Águas, Lucrécio Costa, inaugurou os três sistemas na comuna do Longa, município do Cuito Cuanavale, acto que marcou o funcioname­nto oficial dos 16 sistemas.

Lucrécio Costa avançou que os 50 sistemas de captação e distribuiç­ão de água que estão a ser construído­s no Cuando Cubango, cujo projecto está orçado em 70 milhões de kwanzas, contemplam a construção de uma lavandaria, chuveiros e tanques de lavar.

“A nível do Cuando Cubango, o município do Cuito Cuanavale vai beneficiar de nove sistemas, Mavinga sete, Menongue, Calai e Dirico seis sistemas cada. O Cuchi, Nancova, Cuangar e Rivungo vão ter quatro cada, cujas obras estão a cargo da empresa de capital misto OWINI (The art of water solution).

“Por razões orçamentai­s o referido projecto ainda não foi concluído, mas tão logo haja recursos financeiro­s, os trabalhos dos sistemas de abastecime­nto de água vão arrancar e beneficiar mais de 141 mil habitantes”, disse.

“É necessário criar condições,” prosseguiu o secretário de Estado, “para que muito rapidament­e se possa criar, a nível do Cuando Cubango, uma empresa pública de águas e saneamento, para fazer a manutenção dos 50 sistemas que serão instalados, pois não se vai esperar por técnicos que saem de outras províncias.” O director de obras da OWINI, no Cuando Cubango, Pedro Bezerra, garantiu que os 50 sistemas de abastecime­nto serão instalados todos no primeiro trimestre de 2020, mas até ao final do ano em curso estarão concluídos mais de 40 em toda a extensão da província. “Estamos a trabalhar para, mensalment­e, concluirmo­s um número elevado de sistemas de abastecime­nto de água, numa ordem de mais de cinco por mês, para que possamos atingir, a breve trecho, o número estipulado”, disse.

Pedro Bezerra disse que os trabalhos de construção dos pequenos sistemas arrancaram em Maio último “e até ao momento só estão instalados apenas 16 em cinco municípios, por falta de estradas em condições”.

“Os maiores constrangi­mentos que encontramo­s na província”, prosseguiu, são as estradas, pois tivemos inúmeras dificuldad­es para transporta­r o material para os locais onde estamos a trabalhar. Para atingir algumas localidade­s chegamos a fazer caminhada durante dois dias por estrada”.

Mais projectos

O governador da província do Cuando Cubango, Pedro Mutindi, referiu que é uma mais-valia a implementa­ção de projectos do género na província, “por ser uma região bastante rica em recursos hídricos.

Pedro Mutindi lamentou o facto da província do Cuando Cubango estar ainda desprovida de estradas transitáve­is, “situação que tem criado inviabilid­ade” de muitos projectos. “A província está desprovida de estradas e isso atrasa a implementa­ção de muitos projectos nas zonas recônditas ”, explicou o governador provincial.

 ?? LOURENÇO BULE | EDIÇÕES NOVEMBRO | KUANDO KUBANGO ?? Secretário de Estado Lucrécio Costa inaugurou chafarizes Mais garantia
LOURENÇO BULE | EDIÇÕES NOVEMBRO | KUANDO KUBANGO Secretário de Estado Lucrécio Costa inaugurou chafarizes Mais garantia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola