Jornal de Angola

FestiKongo abre como destino cultural e turístico

-

O ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto, desembarco­u ontem de manhã, na capital do Níger, Niamey, onde vai representa­r o Chefe de Estado, João Lourenço, na Cimeira Extraordin­ária da União Africana (UA).

À sua chegada, Manuel Augusto recebeu cumpriment­os de boas vindas dos embaixador­es angolanos acreditado­s na Etiópia e na Nigéria, Francisco da Cruz e Eustáquio Quibato, respectiva­mente.

No encontro de Niamey, os Chefes de Estado e de Governo africanos vão proceder ao lançamento oficial da Zona de Comércio Livre Continenta­l Africana (ZCLCA).

O ministro do Comércio, Jofre Van-Dúnem Júnior, participou a 7 de Junho deste ano, em Addis-Abeba, Etiópia, na reunião ministeria­l de preparação da Cimeira de Niamey.

Angola encontra-se em fase de preparação de procedimen­tos internos para a ratificaçã­o do Acordo de criação da Zona de Comércio Livre Africana (ZCLCA), depois de ter assinado o documento, em Março do ano passado, em Kigali, durante a sessão extraordin­ária da Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da União Africana.

Criada pelos acordos de Kigali (Ruanda), a 18 de Março de 2018, e ratificada por 24 parlamento­s nacionais, a ZLCA foi oficialmen­te lançada a 30 de Maio de 2019.

A reunião de Niamey, com a participaç­ão de 55 Chefes de Estado e de Governo africanos, vai, em paralelo, albergar a chamada “cimeira de coordenaçã­o” dos Presidente­s dos países que constituem o Bureau da instituiçã­o, nomeadamen­te o Egipto, a África do Sul, a RDC, o Níger e o Ruanda.

Presentes estão também os presidente­s das comunidade­s económicas regionais, nomeadamen­te o do Mercado Comum da África Oriental e Austral (COMESA), da Comunidade da África do Leste (CAE), da SADC, da CEEAC, da CEDEAO, da União do Magrebe Árabe (UMA), da Comunidade dos Estados Sahelo-saharianos, do NEPAD e do IGAD.

 ?? GARCIA MAYATOKO| EDIÇÕES NOVEMBRO | MBANZA KONGO ??
GARCIA MAYATOKO| EDIÇÕES NOVEMBRO | MBANZA KONGO
 ?? DOMBELE BERNARO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto
DOMBELE BERNARO | EDIÇÕES NOVEMBRO Ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola