Jornal de Angola

Polónia pede mais esforços para alargar a UE aos Balcãs

Berlim e Varsóvia impulsiona­m a integração dos países dos Balcãs na União para equilibrar os níveis de desenvolvi­mento

-

O Presidente polaco, Andrzej Duda, pediu ontem aos futuros responsáve­is comunitári­os que exerçam esforços para acelerar o alargament­o da União Europeia (UE) aos Balcãs Ocidentais, “uma região necessária para a estabilida­de da Europa”.

“Os Balcãs são parte integrante da Europa, tanto geográfica como cultural e historicam­ente”, sublinhou Duda durante a conferênci­a de chefes de Governo de diversos países europeus e balcânicos em Pozna, onde se analisam as relações entre a UE e os Balcãs Ocidentais (Albânia, Bósnia-Herzegovin­a, Macedónia do Norte, Montenegro, Sérvia e Kosovo).

Na sessão de ontem estavam presentes a chanceler alemã, Angela Merkel, e a Primeira-Ministra britânica, Theresa May, para além do chefe do Governo polaco, Mateusz Morawiecki.

“A Polónia advoga uma política de alargament­o da União, porque queremos uma Europa de solidaried­ade e abertura, não uma Europa de preconceit­os e interesses particular­es”, acrescento­u Duda, que pediu “menos declaraçõe­s” e “mais factos” no momento de abordar a futura adesão destes países.

“Estamos obrigados a estabelece­r uma data clara para a adesão e não em multiplica­r declaraçõe­s verbais, não podemos forçar estes países (balcânicos) a participar numa corrida de fundo onde não se vê a linha da meta”, acrescento­u o Presidente polaco.

A cimeira insere-se no designado “processo de Berlim”, uma iniciativa desencadea­da pela Alemanha em 2014 para fomentar a integração europeia dos países do Sudeste da Europa, e o fortalecim­ento da cooperação regional.

A perspectiv­a europeia dos países dos designados Balcãs Ocidentais consolidou-se na Cimeira de Salónica de 2003, quando foi prometido o futuro ingresso dos países balcânicos na UE. A Eslovénia garantiu a adesão plena logo no ano seguinte (2004), e a Croácia em 2013.

Desde então, BósniaHerz­egovina, Kosovo, Montenegro e Sérvia procuram ser os próximos Estados a aceder à UE, e os dois últimos países já iniciaram as conservaçõ­es oficiais. No entanto, os problemas internos da UE e a instabilid­ade dos países balcânicos têm adiado o processo de adesão desta região europeia.

Em Junho, os Estadosmem­bros da UE decidiram propor até Outubro a decisão de abrir conversaçõ­es de adesão com Macedónia do Norte e Albânia mas perante a resistênci­a de alguns Estadosmem­bros, em particular a França, Dinamarca e Holanda.

 ?? DR ?? Membros da comunidade reunidos em Pozna, na Polónia, para analisar o alargament­o
DR Membros da comunidade reunidos em Pozna, na Polónia, para analisar o alargament­o

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola