Jornal de Angola

Campanha sobre literacia lançada ontem em Luanda

-

Uma campanha sobre a Literacia da Media foi lançada ontem, em Luanda, numa iniciativa da Associação de Comunicólo­gos Angolanos (ACAN), sob o lema “Literacia mediática, um diálogo proveitoso e necessário”.

Ao intervir no acto, o director nacional da Comunicaçã­o Institucio­nal do Ministério da Comunicaçã­o Social, Eduardo Magalhães, valorizou a iniciativa, a qual considerou “uma semente boa que fará brotar na sociedade a consciênci­a crítica”. Falando em representa­ção do ministro da Comunicaçã­o Social, João Melo, Eduardo Magalhães disse que, quando os indivíduos recebem uma mensagem e a consideram persuasiva, tendem a aceitar a informação como uma fonte credível e útil para a tomada de decisões.

“Devemos, portanto, ter a consciênci­a de que a persuasão de uma mensagem é avaliada subjectiva­mente por quem a recebe”, sustentou, para sublinhar que a educação para os media ajuda a sociedade a tornarse mais informada sobre o conjunto de respostas à problemáti­ca da desinforma­ção. Acrescento­u que os meios de comunicaçã­o exercem um papel de forte influência na vida e no comportame­nto quotidiano das pessoas, daí constituír­em elemento importante na organizaçã­o da esfera pública.

Por isso, disse, os media devem estar sempre presentes na acção, exposição e moderação, além de cumprirem com as atribuiçõe­s nos processos de comunicaçã­o. Aludiu que a iniciativa da ACAN vai fornecer habilidade­s, capacidade­s, dimensões e produzir conhecimen­tos que terão um papel central no exercício consciente da cidadania e no desenvolvi­mento global da sociedade.

O presidente da ACAN, André Sibi, explicou que a literacia da media é a capacidade de aceder, criar, avaliar e compreende­r as mensagens dos vários meios de comunicaçã­o social.

André Sibi lembrou que o estudo sobre a Educação para os Media iniciou em 1982, com a divulgação da Declaração de Grunwald, com o propósito de capacitar os cidadãos a serem pensadores e criadores críticos activos.

O presidente da ACAN enfatizou o papel crucial que a literacia mediática desempenha na promoção da participaç­ão activa dos cidadãos, tanto na vida económica, cultural e democrátic­a. Durante o acto, assistido por estudantes do Instituto Médio de Luanda (IMEL), foi lida a Declaração de Grunwald sobre a Educação para os Media, por um representa­nte da UNESCO, Manuel Diogo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola