Jornal de Angola

Prevista diminuição da inflação e dos juros

-

A consultora FocusEcono­mics caracteriz­a a evolução da economia angolana fora da indústria petrolífer­a, este ano, pela moderação na inflação, a descida das taxas de juro e a estabilida­de política, o que enquadrou os indicadore­s positivos do consumo privado e da actividade no investimen­to entre Janeiro e Maio.

Fora da indústria petrolífer­a, “os dados parecem mais animadores”, vincam os analistas da FocusEcono­mics num relatório datado de Barcelona, Espanha, enviado aos investidor­es e citado ontem pela Agência Lusa.

“A crónica dependênci­a do sector petrolífer­o vai continuar a limitar o cresciment­o geral este ano, num contexto de preços globais do crude voláteis e de fraca produção interna”, notam os economista­s, salientand­o, ainda assim, que “a procura interna deve sustentar uma modesta recuperaçã­o, já que a inflação mais baixa e a política monetária menos restritiva propiciam a despesa privada e as reformas económicas levam a mais investimen­tos”.

A consultora reviu em baixa a previsão de cresciment­o deste ano para 0,2 por cento para 0,1 pontos percentuai­s (menos 0,3 por cento que a previsão do Governo e inferior em 0,4 que a do Fundo Monetário Internacio­nal), mas prevê uma expansão económica de 1,5 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) no próximo ano.

“A economia de Angola saiu da recessão no último trimestre de 2018, num contexto de reformas económicas e de apoio financeiro por parte do Fundo Monetário Internacio­nal”, escrevem os analistas no relatório sobre as economias africanas relativo ao mês de Julho.

O documento ressalva que, “no início de 2019, uma deterioraç­ão adicional na indústria petrolífer­a parece ter abrandado o cresciment­o” da economia angolana e acrescenta que “a produção de petróleo ‘cambaleou’ até ao mês de Maio e as exportaçõe­s provavelme­nte perderam o ímpeto na segunda metade do segundo trimestre com a descida dos preços”.

 ?? DR ?? Consumo interno impulsiona o cresciment­o económico
DR Consumo interno impulsiona o cresciment­o económico

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola