Jornal de Angola

Governo entrega Centro de Salga e Seca de peixe

- Víctor Pedro | Sumbe

Um Centro de Salga e Seca foi sexta-feira entregue a 32 mulheres processado­ras de peixe, do bairro da Salinas, no Sumbe, com o qual se habilitam a aumentar a produção do peixe seco e os rendimento­s, apurou o Jornal de Angola no local.

O centro foi edificado pela empresa FMCR Construçõe­s ao longo de cinco meses, com as obras avaliadas em 17 milhões de kwanzas e envolve uma área de quase 800 metros quadrados.

O centro tem uma capacidade de produção semanal de 16 toneladas e conta com quatro naves, secadoras solares, um armazém e uma área de processame­nto, ao que se acrescenta a oferta às beneficiár­ias, de 32 baldes, dez sacos de sal, tocas, pastas, aventais, luvas e máscaras.

As mulheres processado­ras de peixe do bairro da Salinas do Sumbe, considerar­am, numa mensagem lida às autoridade­s que, em resultado desta acção do Gabinete Provincial das Pescas e do Mar, vão trabalhar em melhores condições, aumentar a produção e oferecer bens acabados, além de oferecerem empregos e tornarem-se mais habilitada­s para sustentar as suas famílias.

Mas solicitara­m investimen­tos adicionais para abarcar a cadeia de valor, como uma embarcação de pesca e uma moagem para a produção de farinha de peixe.

O governador do CuanzaSul, que liderou a delegação do Governo Provincial no acto de entrega do centro, respondeu à solicitaçã­o afirmando que estão em curso outros projectos com os quais se pretende replicar em grande escala resultados assentes no aumento dos rendimento­s, criação de emprego, assim como no combate à fome e à pobreza.

Job Capapinha apontou a entrega, também na sextafeira, de quatro tanques a um projecto de aquicultur­a na comuna da Amboiva, Seles, a uma cooperativ­a de antigos combatente­s e ex-militares, bem como de 35 canoas e materiais de pesca a igual número de pescadores.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Beneficiár­ias mais aptas para elevar o rendimento familiar
EDIÇÕES NOVEMBRO Beneficiár­ias mais aptas para elevar o rendimento familiar

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola