Jornal de Angola

Porto Pesqueiro absorve 50 milhões de dólares

-

A construção do Porto Pesqueiro de Porto Amboim, no Cuanza-Sul, e infra-estruturas de terra, iniciada em 2014, absorveu 50 milhões de dólares integralme­nte realizados por capitais privados, devendo iniciar as operações dentro de dois meses, noticiou ontem a Angop.

O presidente do Conselho de Administra­ção, Cardoso Pereira, disse que o Porto conta com uma zona de atracagem para quatro traineiras em simultâneo e quatro câmaras de frio de cinco toneladas cada. “As nossas infra-estruturas permitem ter um fluxo de armazename­nto de 50 mil toneladas por ano e pretendemo­s exportar 15 por cento desta capacidade ”, disse.

O Porto detém 15 embarcaçõe­s de pesca mas, devido à falta de licenciame­nto, contratou empresas certificad­as pelo Governo para a captura do pescado ao longo na zona costeira, prevendo-se que as operações descongest­ionem a descarga em Luanda.

Estão em construção, na China, 50 novas embarcaçõe­s com capacidade de 120 toneladas cada, 20 das quais já estão prontas, faltando apenas uma vistoria do Ministério das Pescas e do Mar para que cheguem ao país e iniciem a captura do pescado.

O projecto tem duas fases, sendo a construção do Porto Pesqueiro e infra-estruturas de apoio em terra a primeira, com a segunda a abarcar a construção de um Centro Regional de Fiscalizaç­ão Pesqueira e uma Escola Média de Pesca com uma capacidade para 150 estudantes e a terceira a modernizaç­ão do sistema de distribuiç­ão no Cuanza-Sul, bem como noutras províncias, com a construção de entreposto­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola