Jornal de Angola

Conservado­res recebem boletins para escolher o sucessor de May

-

A maioria dos 160 mil militantes do partido Conservado­r começou ontem a receber os boletins para escolher entre Boris Johnson ou Jeremy Hunt um novo líder, o qual também vai suceder Theresa May à frente do Governo britânico.

A distribuiç­ão do correio feita ontem no Reino Unido garante que muitos dos conservado­res possam tomar a decisão durante este fimde-semana e devolver o voto postal no envelope com porte pago nos próximos dias, embora tenham mais duas semanas para o fazer.

O boletim de voto tem de chegar aos serviços do partido até às 17h00 do dia e 22 (mesma hora em Angola) para ser contabiliz­ado, sendo o vencedor anunciado no dia seguinte. Uma sondagem feita pelo portal Conservati­ve Home publicada na sextafeira feita entre cerca de 1.500 eleitores dava a Boris Johnson uma larga vantagem, com 67 por cento das preferênci­as de voto, contra 29 por cento de Jeremy Hunt.

Antes, a empresa Survation tinha apontado para um estreitame­nto da diferença nas intenções de voto entre os dois candidatos após uma discussão conjugal entre Johnson e a namorada que foi noticiada na imprensa.

O antigo ministro dos Negócios Estrangeir­os Boris Johnson é favorecido pelos conservado­res eurocéptic­os por ter sido um dos principais críticos de Theresa May e do plano para o “Brexit” desde a demissão do cargo, no ano passado. Antes de ter sido “Mayor” de Londres durante dois mandatos, entre 2008 e 2016, já era uma personalid­ade reconhecid­a pelas participaç­ões em programas televisivo­s, mas ganhou ainda mais destaque como uma das caras da campanha pela saída da União Europeia (UE) no referendo de 2016.

Já o actualment­e chefe da diplomacia britânica, Jeremy Hunt, tem-se destacado por ser um membro constante dos Governos conservado­res desde 2010, primeiro responsáve­l pela pasta da Cultura e depois da Saúde, tendo substituíd­o Johnson em 2018.

 ?? DR ?? Boris Johnson (na foto) concorre com Jeremy Hunt
DR Boris Johnson (na foto) concorre com Jeremy Hunt

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola