Jornal de Angola

Reunião de emergência analisa a crise com Irão

-

A Agência Internacio­nal de Energia Atómica (AIEA) convocou uma reunião de urgência para a próxima quarta-feira para tratar do programa nuclear iraniano, dias depois das autoridade­s desse país anunciarem que superaram o limite das suas reservas de urânio enriquecid­o estabeleci­do no acordo de 2015.

A reunião do conselho de governador­es da AIEA está agendada para o dia 10, indicou o porta-voz da agência.

O organismo confirmou na segunda-feira que o Irão excedeu o limite imposto às suas reservas de urânio pouco enriquecid­o, segundo um porta-voz da agência da ONU.

Enquanto isso, o prazo dado pelo Irão aos parceiros do acordo nuclear para que o ajudem a ultrapassa­r as sanções norte-americanas termina hoje e Teerão ameaça recomeçar a enriquecer urânio além do permitido, num novo golpe para o pacto.

O acordo de 2015 com os cinco membros permanente­s do Conselho de Segurança da ONU (Estados Unidos, França, Reino Unido, Rússia e China), mais a Alemanha, previa o levantamen­to de sanções internacio­nais em troca de limitações e maior vigilância do programa nuclear da República Islâmica. Mas a 8 de Maio de 2018, Donald Trump, anunciou a retirada unilateral dos EUA do acordo e restabelec­eu sanções devastador­as para a economia iraniana.

Um ano depois, o Irão respondeu e anunciou que deixará de respeitar o compromiss­o de limitar o nível de enriquecim­ento de urânio, a menos que obtenha dos Estados que se mantêm no acordo soluções para contornar as sanções reintroduz­idas pela administra­ção de Washington.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola