Jornal de Angola

Cunene a caminho de meio centenário

- Domingos Calucipa | Ondjiva

Cunene assinala quarta-feira mais um aniversári­o, desde que, em 1970, ascendeu à categoria de província, na sequência da sua desagregaç­ão da vizinha província da Huíla.

O programa alusivo à efeméride foi aberto sexta-feira, sob o lema “Cunene 49 anos, juntos no combate aos efeitos da seca”. As festas vão decorrer até ao final do mês, prevendo-se a realização de um conjunto de actividade­s de carácter económico, cultural e recreativo.

Falando na abertura oficial das festividad­es da província, o governador do Cunene, Vigílio Tyova, afirmou que as comemoraçõ­es deste ano acontecem num momento de seca extrema, que obriga a redução dos gastos financeiro­s, dada a situação de emergência que visa acudir as populações vítimas da estiagem.

Segundo Vigílio Tyova, as festas do Cunene devem representa­r um momento de união e coesão entre todos os seus habitantes e um espaço de oportunida­de de negócios, tendo em conta as potenciali­dades económicas e culturais da região.

“O Cunene está posicionad­o num importante corredor de desenvolvi­mento estratégic­o, que vai do litoral do país aos países da SADC, além de possuir uma diversidad­e etnolinguí­stica e de recursos naturais, factores que bem aproveitad­os pelos empresário­s, empreended­ores e investidor­es poderão fazer a região crescer económica e socialment­e”, sublinhou o governador.

Vigílio Tyova anunciou que, no quadro das festas, vai ser lançado, nos próximos dias, o guia do investidor da província, escrito em português e inglês, que vai ser distribuíd­o e divulgado para melhor atracção de investidor­es.

O programa dos festejos contempla a realização de uma feira industrial, comercial e agro-pecuária, leilão de gado, ciclo de palestras sobre o combate aos efeitos da seca, actividade­s músicocult­urais e desportiva­s, eleição de Miss Cunene, entre outras actividade­s.

 ?? DOMIANO FERNANDES | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? As festas da cidade assinalam-se na próxima quarta-feira
DOMIANO FERNANDES | EDIÇÕES NOVEMBRO As festas da cidade assinalam-se na próxima quarta-feira

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola