Jornal de Angola

Manifestan­tes condenados a penas suspensas de seis meses

- Maximiano Filipe | Benguela

Sete jovens, que, no passado dia 2 de Julho, realizaram uma manifestaç­ão defronte às instalaçõe­s da administra­ção municipal do Lobito, reclamando contra a falta de agua potável na zona alta do município, foram condenados pelo Tribunal Municipal do Lobito a seis meses de prisão, com penas suspensas.

Os manifestan­tes foram acusados pelo Ministério Público de crime de desobediên­cia aos agentes de Ordem Pública, associada a injúrias e desacato, o que levou o juiz Osvaldo Adelino, que orientou a sessão de julgamento, a ordenar também aos réus o pagamento de uma multa no valor de 67 mil kwanzas, cada.

A sessão de julgamento contou com dois momentos importante­s, sendo o primeiro no período da manhã, quando os réus foram questionad­os pelo Ministério Público se pertenciam a uma Organizaçã­o Não Governamen­tal, que acções promovem, quais eram os reais objectivos da acção e a liderança do grupo.

A sessão da tarde serviu para a recolha de várias declaraçõe­s, intervençõ­es do advogado de defesa, conclusão dos trabalhos e a leitura da sentença.

O advogado de defesa, Domingos Tchipilka Eduardo, considerou que a sentença foi baseada apenas no facto de os réus se terem manifestad­o e apresentar­em uma conduta diferente ao reagirem perante à Polícia de Ordem Pública que interpelar­am a actividade.

Avançou ainda que o Tribunal, em nenhum momento se preocupou em olhar as condições que foram motivos de reclamação por parte dos manifestan­tes, nomeadamen­te, a falta de água no Lobito, “condições que justificam a necessidad­e da qualidade de vida dos cidadãos”.

Alguns familiares dos jovens manifestan­tes, que assistiram ao julgamento, bem como habitantes da zona alta do Lobito, mostraram-se desfavoráv­eis à sentença aplicada pelo tribunal.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Cada réu vai pagar ao Estado multa no valor de 67 mil kwanzas
EDIÇÕES NOVEMBRO Cada réu vai pagar ao Estado multa no valor de 67 mil kwanzas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola