Jornal de Angola

Chá de malva e os benefícios

-

Pertencent­e à família Malvaceae, a alva possui o nome científico Malva sylvestris. As suas flores podem medir entre 0,5 e 5 cm, com pétalas brancas ou rosas. As suas folhas são espalmadas e alternadas.

Originária da Europa, a malva foi disseminad­a primeiro por locais tropicais e temperados da Ásia e África, e para o Brasil. Inicialmen­te era muito utilizada para fins ornamentai­s, como o enfeite de jardins e residência­s, pois a beleza das suas flores chamava a atenção de terceiros. Com o passar do tempo, porém, descobriu-se que além de ser utilizada para fins decorativo­s, a malva pode ser consumida para propiciar diversos benefícios ao organismo humano.

A malva possui as vitaminas A, B1, B2 e C, flavonoide­s, mucilagem e carotenos. A malva é antioxidan­te, importante para combater os radicais livres, o envelhecim­ento precoce e o aparecimen­to de sinais de idade, adstringen­te, responsáve­l por manter o organismo em constante cicatrizaç­ão, evitando infecções e outros males, diurética, propriedad­e que faz o organismo aumentar a quantidade de urina eliminada, o que reduz e evita cistites e infecções do trato urinário, além de proporcion­ar uma “limpeza” ao organismo por eliminar toxinas e bactérias e, ainda, reduzindo o inchaço causado pela retenção de líquido.

É expectoran­te, fundamenta­l para o tratamento de doenças respiratór­ias e pulmonares, combatendo e prevenindo gripes, tosses e resfriados.

É laxante, propriedad­e que estimula o bom funcioname­nto do intestino, também eliminando bactérias e toxinas. É emoliente, calmante da pele e tecido, age como anti-inflamatór­io e é indicada em casos de úlceras e gastrites.

Embora as suas propriedad­es medicinais já deixam subentendi­das as diversas utilidades do consumo da malva, devemos frisar que ela possui outros benefícios específico­s, como auxiliar no tratamento – ou mesmo curar – catarros, bronquites, tosses e faringites, infecções de laringe e garganta e auxiliar no processo cicatrizan­te de aftas.

Para preparar o chá de malva, temos de lavar bem a quantia equivalent­e a duas colheres de sopa de folhas de malva. Em seguida, pique-as em pequenos pedaços e coloque numa cafeteira. Adicione a quantidade equivalent­e de água. Deixe ferver por dez minutos, então abafe e aguarde amornar. Com o chá morno, coe, adoce e beba, repetindo o procedimen­to duas vezes por dia.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola