Jornal de Angola

Exposição documental retrata a História do Reino do Kongo

- V.Mayala | Mbanza Kongo

Uma exposição documental, intitulada “Reino do Kongo Património e Memória”, foi inaugurada ontem, em Mbanza Kongo, pela ministra da Cultura, Maria da Piedade de Jesus, à luz das actividade­s inseridas nas comemoraçõ­es do segundo aniversári­o da elevação da cidade de Mbanza Kongo à Património Mundial da Humanidade e do Festival Internacio­nal Kongo (Festikongo).

Com a exposição, o Arquivo Nacional de Angola (ANA) e o Instituto Nacional do Património Cultural pretendem chamar a atenção dos estudantes, docentes e demais investigad­ores da área de História e das Ciências Sociais e do público em geral, para a participaç­ão na vida sócio-política, económica e cultural.

Na exposição apresentam-se fontes primárias, secundária­s, bibliográf­icas, cartográfi­cas e fotográfic­as sobre o Reino do Kongo, que compõem o acervo histórico, num contributo à promoção e valorizaçã­o do sítio histórico de Mbanza Kongo.A exposição exibe documentos que abordam temáticas diversas, como a origem do Reino do Kongo, sua organizaçã­o política, económica e social. As correspond­ências trocadas entre os soberanos do Kongo e os Estados europeus da época mais importante­s como Portugal, Espanha e Vaticano, incluindo a instalação e expansão do cristianis­mo no Reino e regiões circunvizi­nhas. Há também informaçõe­s do primeiro embaixador africano no Vaticano, entre outros documentos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola