Jornal de Angola

CIMEIRA DA UNIÃO AFRICANA Zona de Comércio Livre Continenta­l é lançada hoje em Niamey

-

A Zona de Comércio Livre Continenta­l Africana (ZCLCA) é lançada oficialmen­te hoje, em Niamey (Níger), na Cimeira Extraordin­ária da União Africana, em que o Chefe de Estado angolano, João Lourenço, é representa­do pelo ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto.

No Palácio dos Congressos, são aguardados cerca de 30 Chefes de Estado e de Governo ou seus representa­dos.

A Nigéria, a maior economia do continente, era até aqui uma opositora ao entendimen­to. Finalmente, aquele país confirmou a presença em Niamey, para subscrever o acordo. A questão é se o país estará representa­do pelo Chefe de Estado Muhammadu Buhari. Em Março, o Presidente nigeriano cancelou uma viagem a Kigali (Rwanda), para assinar o acordo.

Vários países eram candidatos a acolher a sede da organizaçã­o, entre os quais Egipto, Etiópia, Quénia, Ghana, Madagáscar e e-Swatini (antiga Swazilândi­a), mas o Ghana pode ter vencido o concurso. A capital, Accra, foi escolhida inicialmen­te para sediar a ZCLCA, mas a validação acontece apenas hoje pelos Chefes de Estado.

A Cimeira, que movimentou cerca de 4 mil pessoas, termina oficialmen­te amanhã, depois de três dias de trabalho.

Os trabalhos começaram na quinta-feira, com a 35ª Sessão do Conselho Executivo da União Africana, órgão que reúne ministros das Relações Exteriores, que preparou a Cimeira.

A ZCLCA entrou em vigor a 30 de Maio, quando 22 países (limite mínimo necessário para o lançamento) ratificara­m o acordo. Victor Harrison, comissário para os Assuntos Económicos da União Africana, citado pela imprensa ontem, afirmou que a ZCLCA não deve estar operaciona­l dentro de um ano.

O responsáve­l considerou o lançamento oficial “político, mas a operaciona­lização real será a 1 de Julho do próximo ano”. “Acho ser razoável, porque até lá, ainda há negociaçõe­s a serem feitas sobre o ajuste de disposiçõe­s continenta­is em relação à legislação nacional”, disse citado pela RFI.

Angola encontra-se em fase de preparação de procedimen­tos internos para a ratificaçã­o do Acordo de criação da ZCLCA, depois de ter assinado o documento, em Março do ano passado, em Kigali, no Rwanda.

 ?? DR ?? Manuel Augusto representa o Chefe de Estado angolano
DR Manuel Augusto representa o Chefe de Estado angolano

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola