Jornal de Angola

Angola começa com derrota

Duelo sul-americano abre as hostilidad­es do grupo B e Portugal pretende ganhar e confirmar favoritism­o

- Amândio Clemente | Vilanova I La Geltrú

Um duelo sul-americano abre a primeira jornada do Grupo-B do Campeonato Mundial de hóquei em patins, colocando em confronto as selecções do Chile e da Argentina, às 15h00. Os argentinos apresentam-se como favoritos, dado o seu histórico na competição. Portugal e Colômbia medem forças na segunda partida do dia, com os lusitanos a serem sem sombra de dúvidas os candidatos teóricos ao triunfo.

Argentinos e portuguese­s, ambos candidatos ao título, pretendem começar com vitória a campanha e darem passos em direcção aos quartos-de-final, pelo que vão entrar com toda a “carne no assador”, ou seja, no máximo da força, ante adversário­s teoricamen­te menos capazes, cujas aspirações resumemse em chegar até onde lhes for possível.

No primeiro duelo do dia, os argentinos, terceiros colocados da edição passada disputada, em Nanjing, na China, medem forças com o chilenos, num desafio onde ambicionam os primeiros pontos e, portanto, o primeiro passo rumo aos quartos-definal. Mas o Chile, sétimo colocado da última edição, tem como meta a melhoria da classifica­ção, o que passa, em primeiro lugar, por alcançar a segunda fase da competição, que garante para já o quarto lugar. Assim, os latinos vão lutar até à exaustão para contrariar o favoritism­o da selecção das pampas.

Um duelo de desfecho previsível. Dado o desnível teórico entre os contendore­s, uma derrota da Argentina seria surpreende­nte. Mas o desporto é uma caixinha de surpresas, pelo que uma desfeita dos chilenos aos argentinos não seria uma hecatombe. A Argentina disputa o seu 31º Mundial, ao passo que o Chile assinala a 25ª presença.

O mesmo se pode dizer do desafio entre Portugal e Colômbia, com início marcado para as 19h00 de Angola. Os lusitanos são indubitave­lmente os favoritos à conquista da totalidade dos pontos em disputa.

Portugal, crónico candidato ao troféu e vice-campeão do mundo e Europeu, entra para o jogo com o propósito de ganhar e marcar pontos rumo à reconquist­a do campeonato, perdido para a Espanha em Nanjing. Assim, os lusos não deverão facilitar, jogando com todas as suas armas. A Colômbia tentará, certamente, contrariar o favoritism­o opositor e, quiçá, equilibrar a contenda e procurar causar uma surpresa, embora seja tarefa de difícil concretiza­ção.

Hoje, as selecções do Grupo-A “descansam” por força de calendário.

Espanha vence Mundial júnior

A quarta foi de vez. A Espanha ergueu, em Villanova i lá Geltru, o título mundial de hóquei em patins em Juniores, que perseguia desde 2013. Os espanhóis venceram os argentinos por 3-2. A final disputou-se na sexta-feira. Nas últimas edições, os catalães (a Selecção só incorporou atletas da Catalunha) perderam para Portugal.

Este ano, sem Portugal na final e a jogar em casa, a Espanha conseguiu o cobiçado troféu. Não foi sem luta. Aliás, a equipa anfitriã teve que superar uma desvantage­m de 2-0, ao intervalo.

Foi graças ao talento do jovem Roc Pujadas (dois golos), muito escondido durante a primeira parte, que os da casa comemorara­m. Teria sido uma humilhação, ante uma grande avalanche de apoio. O destronado campeão, Portugal, contentou-se com o terceiro lugar, após goleada sobre a Itália, de 4-1.

Angola, pela segunda vez consecutiv­a, falha a prova, sem que a Federação Angolana de Patinagem apresente uma razão aos fazedores da modalidade. A ausência foi criticada pelo antigo internacio­nal Anacleto da Silva “Kirro”. O exatleta, agora comentador, considera que o futuro está a ser hipotecado e que devia rectificar-se o quadro.

Um duelo de desfecho previsível. Dado o desnível teórico entre os contendore­s, uma derrota da Argentina seria surpreende­nte

 ?? JOSÉ COLA | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
JOSÉ COLA | EDIÇÕES NOVEMBRO
 ?? DR ?? Selecção lusa é uma das mais cotadas e vai em busca do primeiro triunfo no mundial
DR Selecção lusa é uma das mais cotadas e vai em busca do primeiro triunfo no mundial

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola