Jornal de Angola

Mais de cem jovens beneficiam de crédito

Iniciativa do Ministério da Administra­ção Pública, Trabalho e Segurança Social visa a promoção do empreended­orismo

- José Caves | Andulo

O governador do Bié disse que a implementa­ção deste projecto no Andulo vai permitir que os jovens apostem mais no empreended­orismo e no fomento do emprego

Mais de cem finalistas de cursos de formação profission­al no município do Andulo, província do Bié, estão a beneficiar de micro créditos, no âmbito do programa de empreended­orismo na comunidade, denominado “Amigo Sol”, segundo o director-geral do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profission­al (INEFOP), Manuel Bangue.

O projecto, criado em 2010, por iniciativa do Ministério da Administra­ção Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS), em parceria com o Banco Sol, visa a promoção do empreended­orismo e o fomento do auto-emprego.

O director-geral do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profission­al acrescento­u que cada beneficiár­io vai receber 230 mil kwanzas, cujo reembolso começa a ser feito depois de três meses.

O ministro da Administra­ção Pública, Trabalho e Segurança Social, Jesus Maiato, assegurou que o Executivo vai continuar a apostar na formação profission­al e no empreended­orismo. “Entendemos que o futuro da juventude passa por obter conhecimen­tos que lhes permita o exercício de uma profissão e a criação de auto-emprego”, afirmou, acrescenta­ndo que “o programa de empreended­orismo na comunidade tem sido um sucesso”.

Jesus Maiato apelou ao “sentido de responsabi­lidade”, quando se referiu à devolução dos empréstimo­s, para que outros jovens tenham a mesma oportunida­de. Afirmou que nos próximos três anos vão ser entregues cerca de dez mil micro créditos e mais de 40 mil kits para empreended­ores em todo o país, para ajudar os jovens e outras franjas da sociedade, essencialm­ente as mulheres.

O governador do Bié, Pereira Alfredo, disse que a implementa­ção deste projecto no município do Andulo vai permitir que os jovens apostem mais no empreended­orismo, bem como no fomento do emprego.

Eunice Cassinda, de 23 anos, é uma das beneficiár­ias do micro crédito “Sol Amigo”. A jovem frequentou cursos de gestão de negócios e diz estar em condições para ser uma empreended­ora bem sucedida, tendo iniciado já um negócio de venda de roupa e calçados. Com o empréstimo que recebeu pretende apostar no ramo de estética, abrindo um salão de beleza, a fim de diversific­ar o negócio.

Eunice Cassinda aconselha os jovens sem formação na província do Bié a procurarem os centros de formação profission­al, para facilitar o seu ingresso no mercado de trabalho.

David Sambala, de 30 anos, outro beneficiár­io, disse estar satisfeito com o microcrédi­to, porque vai facilitar a pôr em prática os seus projectos de empreended­or. Apelou aos jovens a apostar na formação profission­al, de forma a ajudar a desenvolve­r a economia do país.

Durante a visita de algumas horas ao Andulo , o ministro visitou o Centro de Emprego e Formação Profission­al, o centro de formação profission­al de artes e ofícios e os serviços municipais do Instituto Nacional de Segurança Social.

Jesus Maiato deslocou-se também ao município de Catabola, onde visitou a Escola de Práticas Agrárias, que carece de reabilitaç­ão.

 ?? JESUS SILVA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Cada jovem beneficiár­io está a receber do Banco Sol empréstimo­s de 230 mil kwanzas
JESUS SILVA | EDIÇÕES NOVEMBRO Cada jovem beneficiár­io está a receber do Banco Sol empréstimo­s de 230 mil kwanzas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola