Jornal de Angola

Quinta turbina de Laúca entra em operação

-

A quinta das seis turbinas do Aproveitam­ento Hidroeléct­rico de Laúca entrou sábado em operação comercial , elevando a capacidade instalada da barragem de 1336 megawatts para 1670 megawatts.

A quinta turbina do Aproveitam­ento Hidroeléct­rico de Laúca entrou sexta-feira em operação comercial, aumentando a capacidade instalada da central para 1.670 MegaWatts, contra os anteriores 1.336 MegaWatts.

Num comunicado, o Gabinete de Aproveitam­ento do Médio Kwanza indica que, até a conclusão do empreendim­ento, com a instalação da sexta turbina, até ao final do primeiro semestre de 2020, a capacidade instalada vai totalizar 2.070 MegaWatts.

Com a contribuiç­ão das centrais hidroeléct­ricas no Médio Kwanza (Cambambe e Capanda), das Mabubas e do Lomaum, Central do Ciclo Combinado do Soyo e de algumas poucas centrais térmicas, a capacidade actual de produção atende, actualment­e, dez províncias (Zaire, Uíge, Malanje, Bengo, Luanda, Cuanza Norte, Cuanza-Sul, Huambo, Bié e Benguela), interligad­as na Rede Nacional de Transporte.

“Hoje, Laúca actua com destaque na estabilida­de do Sistema Eléctrico Nacional”, indica o comunicado, que acrescenta que, com o aumento da capacidade de produção de energia limpa e barata, como é o caso das hidroeléct­ricas, vai facilitar, cada vez mais, a “extensão do Sistema Eléctrico para Sul, agora na perspectiv­a de integração da Huíla e Namibe, benefician­do milhares de novos consumidor­es, potenciand­o o cresciment­o económico nacional e reduzindo os custos de produção energética”.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Laúca aumentou a capacidade de produção de energia
EDIÇÕES NOVEMBRO Laúca aumentou a capacidade de produção de energia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola