Jornal de Angola

Selecção tenta fugir da cauda

Equipa está obrigada a vencer hoje a França para amanhã jogar sem pressão diante dos anfitriões, na última ronda

- Amândio Clemente | Vilanova i la Geltrú

A Selecção Nacional sénior masculina de hóquei em patins defronta hoje, às 10h00, a França, num jogo decisivo para os dois conjuntos, que procuram a primeira vitória no Campeonato do Mundo, que decorre desde sábado na cidade de Vilanova i la Geltrú, Catalunha, Espanha.

Um desafio entre selecções, que aspiram pelo menos o terceiro lugar do Grupo A, já que derrotas consentida­s na jornada inaugural, quase desde já lhes retira a possibilid­ade de serem as líderes. Angola perdeu de forma tangencial para a Itália (4-5), ao passo que a França foi derrotada pelos anfitriões, por 3-1.

Com estes condimento­s, antevê-se uma partida muito equilibrad­a, onde deverá sair vencedora a que menos erros cometer. O desfecho desta partida é como se pode ver imprevisív­el, dada a necessidad­e de os dois conjuntos em confronto terem de vencer para evitar o quarto e último lugar do grupo, que obriga quem ocupar este lugar a fazer mais um jogo no dia da folga, na quartafeir­a, com o primeiro colocado da Taça Interconti­nental, para depois, em caso de triunfo, regressar às oito equipas dos quartos-de-final, onde teria como opositor o primeiro do Grupo B.

Um cenário que quer Fernando Fallé quer o técnico francês Fabien Savreux não querem para os seus comandados, pelo que só a vitória pode interessar a qualquer um deles.

Fernando Fallé vai entrar para este jogo com menos uma unidade. O influente Anderson Silva “Nery” está fora das opções do treinador, porque no jogo da primeira jornada sofreu um golpe na cabeça e teve de ser suturado, pelo que não vai ser escalado para a partida. O jogador está a recuperar da lesão.

Optimismo cauteloso

O selecciona­dor angolano ambiciona vencer, apesar de reconhecer que não será tarefa fácil. "A França tem uma boa selecção e acredito que não será um jogo fácil para as duas equipas. Nós continuamo­s focados no nosso objectivo e vamos entrar com a mesma determinaç­ão, com vontade de vencer o jogo. Mas, a França também quer o mesmo. Acredito que se jogarmos como fizemos com a Itália, vamos certamente vencer".

João Pinto "Mustang" alinha no mesmo diapasão do treinador. Espera encontrar dificuldad­es, como em todos os jogos. “Vamos entrar com a mesma vontade de vencer. A França tem bons jogadores, mas acho que temos equipa para lhes vencer”. A nossa equipa está bem e motivada para conquistar os primeiros pontos diante de um adversário que temos a certeza vai criar dificuldad­es que seremos capazes de superar.

Francisco “Xico” Veludo, André Centeno, João Pinto “Mustang”, Argentino Agostinho “Tino Boy” e Humberto Mendes “Big” devem ser as escolhas iniciais de Fernando Fallé.

Espanha e Itália decidem liderança

Espanha e Itália completam a segunda jornada do GrupoB, às 19h00, num desafio que coloca em confronto as selecções líderes com três pontos. Ambas ambicionam a vitória, para assumirem de forma isolada a liderança da competição. Os espanhóis, assumidos candidatos à renovação do título, jogam em casa, contam com o apoio do público, o que reforça a condição de favorito ao triunfo, estatuto que os italianos, certamente, vão tentar contrariar.

Os donos da casa na primeira ronda não tiveram dificuldad­es para “despachar” tranquilam­ente a França, ao passo que os italianos tiveram de sofrer para vencerem a aguerrida formação angolana, o que aumenta a motivação para tentarem fazer uma “gracinha” e surpreende­r a Espanha. Uma tarefa hercúlea, tendo em conta os factores acima enumerados. Mas, o técnico espanhol Alejandro Dominguez vai colocar em campo uma equipa disposta a arrumar as contas logo no início da partida e entrar para a terceira jornada na liderança isolada e jogar com Angola sem sobressalt­os.

À entrada da segunda jornada a Espanha lidera com três pontos, os mesmos da Itália na segunda posição. Angola e França, sem pontos, ocupam os lugares imediatos, por esta ordem.

Um duelo de desfecho previsível, dado o desnível teórico entre os contendore­s, uma derrota da Argentina seria surpreende­nte

 ?? JOSÉ COLA | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
JOSÉ COLA | EDIÇÕES NOVEMBRO
 ?? DOMINGOS CADÊNCIA | EDIÇÕES NOVEMRO ?? Selecciona­dor Fernando Fallé e pupilos trabalhara­m ontem diferentes sistemas tácticos
DOMINGOS CADÊNCIA | EDIÇÕES NOVEMRO Selecciona­dor Fernando Fallé e pupilos trabalhara­m ontem diferentes sistemas tácticos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola