Jornal de Angola

Zona de Comércio lançada em Niamey

-

A Zona de Comércio Livre Continenta­l Africana (ZCLCA) foi lançada ontem, em Niamey (Níger), na abertura da 12ª Cimeira Extraordin­ária da União Africana (UA), considerad­a histórica pelo Chefe de Estado do Níger, Mahamadou Issoufou.

“É o maior evento histórico no continente africano, desde a criação da OUA (Organizaçã­o para a Unidade Africana), em 1963”, afirmou o Presidente nigerino, Mahamadou Issoufou, na cerimónia em que o Chefe de Estado angolano, João Lourenço, foi representa­do pelo ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto.

Angola encontra-se em fase de preparação de procedimen­tos internos para a ratificaçã­o do Acordo de criação da ZCLCA, depois de ter assinado o documento, em Março de 2018, em Kigali (Rwanda).

Estratégia­s comuns

O ministro das Relações Exteriores de Angola, Manuel Augusto, e a ministra dos Negócios Estrangeir­os, Cooperação e Comunidade­s de São Tomé e Príncipe, Elsa Pinto, acertaram sábado, em Niamey, questões ligadas ao funcioname­nto da UA.

O acerto ocorreu num encontro à margem da Cimeira, que decorre desde o dia 4 e termina hoje.

Elsa Pinto disse à Angop que “todos os momentos são importante­s para os dois países analisarem a cooperação e, na qualidade de membros da mesma comunidade (CPLP), é importante ter um alinhament­o sobre determinad­as questões”.

Os diplomatas discutiram o projecto de reestrutur­ação, a relação com as Comissões Económicas Regionais. Elsa Pinto anunciou que São Tomé faz parte do grupo de 25 países que ratificara­m a convenção e espera que a implementa­ção traga uma nova perspectiv­a para o cresciment­o e reduza as assimetria­s.

Manuel Augusto reuniuse também com a ministra dos Negócios Estrangeir­os do Botswana, Unity Dow.

 ?? DR ?? Ministros Manuel Augusto e Elsa Pinto analisaram a cooperação
DR Ministros Manuel Augusto e Elsa Pinto analisaram a cooperação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola