Jornal de Angola

Activistas pedem seriedade e justiça

-

Cerca de trinta activistas sociais concentrar­am-se sábado na Praça da Independên­cia, em Luanda, numa manifestaç­ão exigindo um combate à corrupção “sério e justo”.

Os manifestan­tes permanecer­am na Praça da Independên­cia das 9h00 às 15h00, exibindo cartazes com dizeres que davam conta de uma alegada “farsa da luta contra a corrupção”, por se tratar “apenas de um filme”, segundo disseram.

Ao contrário das alegações dos manifestan­tes, a Procurador­ia-Geral da República (PGR) tem "em mãos", para a investigaç­ão e apuramento de factos, mais de 600 processos de alegados casos de corrupção.

Em declaraçõe­s à Angop, Fernando Macedo, um dos promotores, lamentou que o combate à corrupção tenha levado a tribunal, até agora, apenas duas figuras do antigo Executivo, nomeadamen­te Norberto Garcia (do caso “Burla Tailandesa”) e Augusto Tomás (Caso CNC em julgamento no Tribunal Supremo).

Fernando Macedo defendeu uma “reforma” nas magistratu­ras Judicial e do Ministério Público, “afastando todos juízes e procurador­es que beneficiar­am da política de Acumulação Primitiva de Capitais”, por, alegadamen­te, estarem comprometi­dos.

Laura Macedo, também promotora, disse que conseguira­m passar a mensagem para a necessidad­e de “a população se juntar à luta contra a corrupção”. Solicitou ao Presidente da República para que se “dispa da arrogância” e reafirme os métodos que tem para combater a corrupção.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola