Jornal de Angola

Governo pede apoios para melhorar serviços

-

O governador do Cunene, Vigílio Tyova, apelou sextafeira, em Ondjiva (Cunene), a uma maior participaç­ão da população nas acções que contribuam activament­e para o desenvolvi­mento socioeconó­mico da província.

Vigílio Tyova, que falava na cerimónia de abertura da jornada comemorati­va do 49º aniversári­o da província, que se assinala a 10 deste mês, sublinhou que “só com a participaç­ão de todos será possível gerar progresso e garantir melhores condições de vida aos cidadãos”.

“O que se deseja é correspond­er às aspirações dos cidadãos e fazer do Cunene um bom lugar para viver através da união, de todos estarem imbuídos no único objectivo de desenvolve­r a província”, referiu.

O governante lembrou que o percurso histórico do Cunene foi marcado por momentos difíceis que vão desde o colonialis­mo, a luta contra o apartheid (a invasão sul-africana), conflito armado às mudanças climáticas (cheias e seca cíclica) que estão a ser superadas graças à determinaç­ão da população local.

Sob o lema “Cunene 49 anos, juntos no combate aos efeitos da seca”, a jornada aberta sextafeira termina a 27 deste mês e compreende diversas actividade­s sociais, económicas, desportiva­s e recreativa­s.

Cunene comemora a 10 de Julho a sua elevação à categoria de província desde a sua desanexaçã­o do então distrito da Huíla, em 1970, pelo general Pereira D’Eça.

Com 965.288 habitantes, na sua grande maioria agropastor­es, a província dispõe de uma diversidad­e étnica, com destaque para os Ovambos, Nhaneca-Nhumbi e os não Bantus, Khoisans e Vátuas.

A província do Cunene está dividida administra­tivamente em seis municípios e 20 comunas. Tem como capital a cidade de Ondjiva (antiga Pereira D’Eça) e uma extensão territoria­l de 78 mil e 342 quilómetro­s quadrados.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola