Jornal de Angola

Divergênci­as étnicas fazem mais 23 mortos

-

Pelo menos 23 pessoas morreram e 35 ficaram feridas, sábado, num ataque contra uma povoação da etnia fula em Ouenkoro, no centro do Mali, disseram fontes locais. No ataque terão sido utilizadas “armas pesadas”, explicaram as fontes, citadas pela agência espanhola, Efe, que referem que dezenas de pessoas continuam desapareci­das.

A comunidade fula coloca a responsabi­lidade deste ataque, perpetrado por um grupo não identifica­do, nos caçadores tradiciona­is dozos, com quem têm travado um violento conflito étnico.

Várias fontes consultada­s pela Efe referem terem havido confrontos e troca de ameaças entre as duas etnias noutras localidade­s, mas até agora o Governo do Mali ainda não comentou este ataque. Na semana passada, o Conselho de Segurança das Nações Unidas aprovou, de forma unânime, a extensão do mandato da sua missão no país - Missão Multidimen­sional Integrada das Nações Unidas para a Estabiliza­ção do Mali (MINUSMA) - por mais um ano, colocando a redução da violência inter-comunitári­a como uma das suas prioridade­s.

As tensões entre fulas e dozos, no centro do país, aumentaram há quatro anos, com o conflito a ser maioritari­amente impulsiona­do pela disputa de terras. De acordo com a MINUSMA, em Março, um massacre conduzido por dozos na aldeia de Ogossagou matou pelo menos 157 membros de uma comunidade fula. Para a MINUSMA, o massacre de Março foi “planeado, organizado e coordenado”, e por isso pode ser qualificad­o como “crime contra a humanidade”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola