Jornal de Angola

Rede de contraband­istas desmantela­da pelo SIC

- Lourenço Bule| Menongue

Um total de 3.700 quilograma­s de makakata, 5.100 dólares falsos e cinco peles de jacaré foi apreendido, em Menongue, província do Cuando Cubango, pelo Serviço de Investigaç­ão Criminal (SIC), deu a conhecer fonte da corporação.

Oporta-vozdoSIC,Anderson Luhami, salientou que estão envolvidos nestes crimes dez cidadãos, dos quais oito homens de nacionalid­ade angolana e duas mulheres namibianas, indiciados no crime de falsificaç­ão de dólares americanos.

Hilário Pio Caley, de 32 anos, Ezequiel Chiloya José, 32 anos, Gabriel Dala, 47 anos, e Malaho Mutemba Canhanga, 49 anos, todos residentes no município de Menongue, estão detidos por suspeita de falsificaç­ão de moeda e contraband­o de mercadoria.

Anderson Luhami disse que há três meses o SIC está a realizar um trabalho árduo de investigaç­ão a um grupo de indivíduos não identifica­dos, que se dedica à falsificaç­ão e injecção no mercado nacional de moeda estrangeir­a.

Foi possível autuar em flagrante delito, os quatro cidadãos nacionais, que têm ligação directa com os mentores do crime de falsificaç­ão de moeda e apreendido 5.100 dólares falsos.

A rede de falsificaç­ão de moeda é bastante extensa e actua em vários pontos do país e por este facto é necessário que os compradore­s de dólares devem estar atentos ao efectuarem transacçõe­s cambiais.

O porta-voz do SIC disse que duas namibianas, implicadas no crime de comerciali­zação de makakata, proibida pelo Governo, foram encontrada­s, no Cuangar, em posse de 3.700 quilograma­s do tubérculo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola