Jornal de Angola

Águias defrontam Elefantes mais focadas na consagraçã­o

- Honorato Silva | Cairo

A jornada de hoje, quarto e último dia reservado à disputa dos oitavos-de-final da Taça de África das Nações em futebol, abre às 17h00, com o escaldante Mali-Costa do Marfim, uma disputa entre vizinhos, agora mais convictos das hipóteses de consagraçã­o, face aos resultados do final de semana.

Já sem o Egipto na competição, por ter sido eliminado no sábado, contra todas as expectativ­as, pela África do Sul, depois da queda dos Camarões, detentores do título continenta­l, aos pés da Nigéria, Águias e Elefantes vêm reforçada a ambição de deixar as terras dos faraós como campeões. À partida mais modesta nos objectivos, quanto ao desempenho na prova, a selecção maliana chegou à fase de eliminatór­ia directa como vencedora do Grupo E, com 7 pontos, por força do triunfo (1-0) sobre Angola, em Ismailia, quando o empate apurava ambos os países. Na segunda posição passou a favorita Tunísia, de forma apertada, ao somar três empates, e a série perdeu o lugar nos quatro melhores terceiros classifica­dos. Apoiadas por um número consideráv­el de adeptos, suficiente para alterar a imagem de jogo à porta fechada que o CAN tem tido, excepção feita aos dos Faraós, sempre com casa cheia, as Águias sentem-se mais confiantes na conquista do troféu, por isso estão focadas a cem por cento no apuramento. Gentil e muito cordato no hotel e nos momentos que antecedem aos desafios, num claro contraste com o aspecto formal do treinador de fato e caixa de óculos, que passa no banco, Mohamed Magassouba vai, certamente, apostar nos sete titulares poupados diante de Angola. Deste modo, saem de início Djigui Diarra; Hamari Traore, Youssouf Kone, Molla Wague e Mamadou Fofana; Amadou Haidara, Diadie Samassekou, Lassana Coulibaly e Abdoulay Diaby (cap); Moussa Marega e Moussa Djenepo. Frutos da renovação Candidata natural a ocupar o primeiro degrau do pódio, a Costa do Marfim aborda a competição com um plantel alicerçado num corajoso processo de renovação, na senda do fracasso da defesa do título, na edição passada, e da ausência no Mundial da Rússia.

Serge Aurier, experiente lateral direito, transferid­o há uma época do PSG de França para o Tottenham de Inglaterra, é o líder do grupo formado por Ibrahim Kamara, com o propósito de regressar ao período de glória assinado sob o comando do francês Hervé Renard, que viu os Leões do Atlas de Marrocos eliminado pelos Esquilos do Benin. A presença do avançado Wilfred Bony passa para os mais novos o espírito competitiv­o da geração de Boubacar Barry, guarda-redes herói em 2015, na decisão do título, nas grandes penalidade­s, diante do Ghana; de Didier Drogba, que renunciou à selecção antes do início da caminhada rumo à segunda conquista dos marfinense­s, depois do baptismo em 1992, Gervinho, Salomon Kalou, bem como os irmãos Kolo e Yaya Touré. Na versão renova dos Elefantes, a titularida­de é confiada a Sylvain Gbohouo; Wonlo Coulibaly, Ismael Traoré, Serge Aurier (cap) e Serge Kanon; Franck Kessié, Jaen Michael Séri, Die Serey e Jonathan Kodjia; Max-Alain Gardel e Nicolas.

 ?? JOSÉ COLA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Marfinense­s e malianos são candidatos aos lugares do pódio
JOSÉ COLA | EDIÇÕES NOVEMBRO Marfinense­s e malianos são candidatos aos lugares do pódio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola