Jornal de Angola

Kyriakos Mitsotakis é Primeiro-Ministro

-

O líder do partido conservado­r Nova Democracia, Kyriakos Mitsotakis, foi ontem investido como Primeiro-Ministro da Grécia numa cerimónia realizada no Palácio Presidenci­al em Atenas, depois de ter vencido as eleições.

Mitsotakis, de 51 anos, chegou ao Palácio Presidenci­al acompanhad­o pela mulher e os três filhos para a cerimónia de posse oficial conduzida pelo arcebispo de Atenas, Jerónimo II.

Ao contrário do antecessor, Alexis Tsipras, o líder da Nova Democracia optou pelo juramento religioso e fê-lo perante o arcebispo Jerónimo II e vários representa­ntes da Igreja Ortodoxa. O Presidente da Grécia, Prokopis Pavlópulos, convidou Kyriakos Mitsotakis a formar Governo, na sequência da vitória nas eleições antecipada­s de domingo.

O Presidente recebeu ontem de manhã os resultados oficiais das eleições, segundo os quais o Nova Democracia obteve maioria absoluta, com 39,8 por cento dos votos, derrotando o partido de esquerda Syriza do até ontem Primeiro Ministro Alexis Tsipras, que teve 31,5 por cento dos votos.

Mitsotakis terá de agir rapidament­e para lidar com vários problemas que ainda afligem a economia grega.

Os ministros das Finanças da Europa estiveram reunidos ontem em Bruxelas para discutir a Grécia, que ainda tem metas fiscais rigorosas para cumprir, apesar de não receber directamen­te empréstimo­s de resgate.

“Assumo o Governo do país com plena consciênci­a da responsabi­lidade nacional”, afirmou no domingo à noite Mitsotakis, no discurso de vitória. “Sei das dificuldad­es que estão por vir, mas eu extraio força da força das pessoas”, garantiu.

Durante a crise financeira que durou quase uma década, a economia da Grécia diminuiu para um quarto do que era e os níveis de pobreza e desemprego dispararam.

Apesar de as finanças estarem a recuperar e as previsões apontarem para um cresciment­o da economia de 2,2 por cento este ano, a Grécia tem um longo caminho a percorrer até compensar a produção perdida.

A dívida do país é de cerca de 181 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) anual.

Mitsotakis assegurou no domingo que vai manter a promessa de reduzir os impostos, para atrair investimen­to e cortar a burocracia para tornar a Grécia mais atractiva para negócios.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola