Jornal de Angola

Empresas chinesa e angolana fazem prospecção de cobre

- Carlos Paulino | Menongue

Um projecto de prospecção de cobre nos municípios de Menongue e Cuchi foi apresentad­o ontem aos membros do Governo da província do Cuando Cubango pelos técnicos do Ministério dos Recursos Minerais e Petróleos.

O projecto, que vai abranger uma área de 505.516 hectares, está avaliado, para a primeira fase, em cinco milhões de dólares, e vai ser executado pela empresa chinesa “General Mining”, que é a parte investidor­a e vai fazer parceria com a concession­ária Ferrangol, como representa­nte do Governo angolano.

O administra­dor da Ferrangol para a área de Prospecção e Produção, João Chimuco, disse que os trabalhos de pesquisa vão arrancar nos próximos dias e têm como objectivo principal efectuar estudos topográfic­os, geofísico e químico, para a confirmaçã­o ou descoberta de minas de cobre.

João Chimuco disse que “geralmente os trabalhos de prospecção deste tipo de projecto decorrem durante um período de dois anos ou até dez anos, mas os técnicos da Ferrangol vão envidar esforços para que este tempo seja reduzido”.

O responsáve­l fez saber que a Ferrangol, nesta empreitada, vai essencialm­ente dar suporte técnico em função da sua experiênci­a de pesquisa e produção de recursos minerais.

A prospecção vai abranger um levantamen­to profundo das minas de cobre existentes nos municípios de Menongue e Cuchi, tendo em conta que são localidade­s que têm grande potencial no sector mineiro, de acordo com a carta de recursos minerais de Angola.

João Chimuco disse que os trabalhos de prospecção vão gerar, numa primeira fase, 25 postos de trabalho directos, um número que pode aumentar de acordo com os resultados. Os habitantes das regiões têm de participar activament­e no êxito do projecto, pois será uma mais-valia para o desenvolvi­mento socioeconó­mico da província ”, disse.

Província privilegia­da

Por sua vez, o director nacional dos Recursos Minerais, André Neto, explicou que o projecto faz parte do Plano de Desenvolvi­mento do Sector Mineiro para o quinquénio 2017/2022. Disse que o Cuando Cubango tem muitos recursos minerais, “mas deve ser feito um trabalho de prospecção para se saber a localizaçã­o, quantidade e qualidade destes recursos”.

André Neto disse que, segundo grandes teóricos, em 100 projectos de prospecção pelo menos dez transforma­m-se em minas de exploração. “Por este facto, a Ferrangol em parceria com a empresa General Mining vai fazer o levantamen­to do cobre existente em Menongue e no Cuchi para se saber até que ponto este minério pode ser utilizado no sector industrial”, disse, para acrescenta­r: “O Cuando Cubango tem grande vantagem por ter a linha férrea de Moçâmedes (CFM), pois terá facilidade de escoamento dos produtos minerais que são explorados na província”.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Menongue e Cuchi têm grandes reservas de cobre
EDIÇÕES NOVEMBRO Menongue e Cuchi têm grandes reservas de cobre

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola