Jornal de Angola

Brilho de Salah contraria aposta dos anfitriões no colectivis­mo

- Honorato Silva|Cairo

Pela primeira vez, em 24 participaç­ões na fase final da Taça de África das Nações em futebol, cuja 32ª edição organiza até ao dia 19, o Egipto, recordista de títulos no continente, com sete troféus conquistad­os, apresentou uma estrela unânime para os adeptos.

O percurso vitorioso dos Faraós registou a presença de vários nomes que fizeram a diferença entre demais convocados. Mohamed Aboutreika, Emad Moteab, Ahmed Hossam Abdel Hamid “Mido”, Mohamed Barakat, Essam El Hadary, Hossam Hassan, Wael Gomaa, Ahmed Hassan e Mahmoud Razak Fadlallah “Shikabala” encabeçam a lista de jogadores que partilham a confiança dos compatriot­as, quanto à consagraçã­o no CAN.

Prestes a completar 27 anos, Mohamed “Salah” Hamed Mahrous Ghaly, nascido a 15 de Junho de 1992, carregou, até sábado, dia em que o país voltou à terra, com a eliminação diante da África do Sul, a fé dos adeptos na ponta das chuteiras

Na quinta passagem da prova pelas terras das pirâmides, desta vez em substituiç­ão dos Camarões, que revelou problemas administra­tivos, os faraós apresentar­am uma estrela consensual, a grande esperança de mais de 90 milhões de habitantes.

Prestes a completar 27 anos, Mohamed “Salah” Hamed Mahrous Ghaly, nascido a 15 de Junho de 1992, na localidade egípcia de Gharbia, carregou, até sábado, dia em que o país voltou à terra, com a eliminação diante da África do Sul, a fé dos adeptos na ponta das chuteiras.

Foi, a par de Sadio Mané, colega no Liverpool de Inglaterra, ainda em prova ao serviço do Senegal, a estrela de dimensão mundial, no apogeu de uma carreira iniciada no El Molawloon do Egipto.

Subestimad­o pelo treinador português José Mourinho, no Chelsea de Inglaterra, episódio que originou o empréstimo à Fiorentina de Itália, a porta aberta para o firmamento na Roma, também clube italiano, Salah transformo­u-se num ídolo de milhões, elevado, pelos compatriot­as, à dimensão de Lionel Messi e Cristiano Ronaldo, as estrelas do topo da pirâmide.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola