Jornal de Angola

Mais de três mil crianças fora do ensino

-

O município

necessita de mais de 500 professore­s e 240 salas de aula. Por falta de pessoal docente e de escolas, existem mais de três mil crianças fora do sistema normal de ensino. A maioria reside nas aldeias e regedorias das comunas de Massau e Macolo, sobretudo na orla fronteiriç­a com a República Democrátic­a do Congo.

“A maioria é menor de 10 anos, identifica­da em mais de 100 aldeias, que atravessa o rio Cuango em direcção à RDC, em busca de conhecimen­to”, confirma Victor Alberto, chefe da Secção Municipal do Ensino Geral.

Este ano, foram matriculad­os 34.696 alunos da iniciação à 12ª classe, distribuíd­os pelas 98 escolas do município, das quais apenas 20 foram construída­s de raiz. As restantes estão em salas provisória­s e ao relento (debaixo de árvores). A formação dos alunos é assegurada por 673 professore­s.

Água e energia eléctrica

A antiga vila de Santa Cruz tem 10.306 moradores e a maioria não beneficia de água potável. Na sede do Milunga, o velho sistema de captação e distribuiç­ão, construído na era colonial, é incapaz de atender a demanda actual. Possui apenas um tanque com capacidade para 15 mil metros cúbicos e sete chafarizes, dois dos quais avariados.

“Temos uma rica bacia hidrográfi­ca. Os rios Cuhu e Ferreira, que ficam a três e sete quilómetro­s de distância da vila, respectiva­mente, oferecem um caudal com maior capacidade para fornecer água aos habitantes”, disse o administra­dor do Milunga.

Abel do Rosário garante que, nos próximos meses, o município ganha um novo sistema de captação e distribuiç­ão, com 20 chafarizes e capacidade para produzir 40 mil metros cúbicos de água. Porém, a falta de energia eléctrica na localidade também preocupa o administra­dor.

A vila é iluminada por um grupo gerador de 450 KVA, enquanto um outro de 250 KVA abastece a comuna de Macocola. Com o aumento do número de habitantes na sede e o surgimento de novas instituiçõ­es públicas e privadas, o município passa agora a necessitar de dois grupos geradores de 800 KVA cada, para iluminar as ruas e facilitar as ligações domiciliár­ias.

Localizado a 228 quilómetro­s da cidade do Uíge, Milunga tem mais de 58 mil habitantes, distribuíd­os pelas 273 aldeias e três comunas, Macolo, Massau e Macocola.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola