Jornal de Angola

Dirigente da oposição foi acusado de traição

-

As autoridade­s zimbabwean­as acusaram um alto dirigente político do principal partido da oposição, o Movimento para a Mudança Democrátic­a (MDC), de traição, devido a comentário­s a si atribuídos num jornal, na segunda-feira.

Job Sikhala, secretário­geral-adjunto do MDC, “entregou-se à Polícia esta manhã e foi acusado de tentar derrubar um Governo eleito constituci­onalmente”, disse Obey Shava, um advogado da organizaçã­o Advogados do Zimbabwe para os Direitos Humanos citado pela agência de notícias Bloomberg.

“Ele [Sikhala] rejeita as acusações, mas agora estamos a tentar chegar aos tribunais”, acrescento­u o advogado.

Citado pelo diário NewsDay, jornal sediado na capital zimbabwean­a, Harare, Job Sikhala terá dito que o MDC pretende derrubar o Presidente do país, Emmerson Mnangagwa, antes do fim do seu mandato, em 2023.

O Governo, do partido União Nacional Africana do Zimbabwe - Frente Patriótica (ZANU-PF), considerou as declaraçõe­s de Sikhala como um “discurso incendiári­o de insurgênci­a”.

No poder desde o afastament­o de Robert Mugabe, em Novembro de 2017, Mnangagwa venceu as eleições presidenci­ais de 30 de Julho do ano seguinte e prometeu relançar a economia e lutar contra a corrupção.

No entanto, o seu mandato tem sido marcado por fortes manobras de opressão pelas forças de segurança e uma crescente inflação, que em Maio chegou aos 98 por cento.

 ?? DR ?? Job Sikhala arrisca prisão por incitament­o à violência
DR Job Sikhala arrisca prisão por incitament­o à violência

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola