Jornal de Angola

Melhoria dos indicadore­s

- Roque Silva

Angola conseguiu dar passos significat­ivos para a melhoria dos seus indicadore­s macroeconó­micos num espaço de tempo relativame­nte curto, o que permitiu restaurar a confiança dos agentes económicos de forma gradual, declarou Manuel Nunes Júnior, garantindo que o Executivo continua a trabalhar para que “os saldos orçamentai­s estejam nulos ou superavitá­rios”, a fim de inverter a tendência de endividame­nto do país e abrir espaço para que os bancos comerciais concedam mais crédito à economia.

O governante frisou que as taxas de inflação têm conhecido uma trajectóri­a decrescent­e, tendo-se situado, em 2018, em 18,6 por cento, quando a previsão constante do OGE era de 28 por cento. Para este ano, acrescento­u Manuel Nunes Júnior, prevêse uma taxa de 15 por cento.

O ministro de Estado, que fez um discurso voltado para a contextual­ização dos indicadore­s macroeconó­micos, sublinhou que, no último trimestre de 2018, o país registou, pela primeira vez, em três anos, uma taxa de cresciment­o de 2,2 por cento, sendo que, para o ano em curso, se prevê manter a tendência de cresciment­o da economia, mas com cifras modestas.

“A presente crise económica e financeira foi causada pela queda brusca e acentuada do preço do barril do petróleo no mercado internacio­nal, registada a partir do segundo semestre de 2014”, recordou.

O ministro de Estado para a Coordenaçã­o Económica reconheceu, por outro lado, que a economia angolana é frágil e pouco diversific­ada, mas apontou, como formas de ultrapassa­r o problema, a implementa­ção do Programa de Apoio à Produção, Diversific­ação das Exportaçõe­s e Substituiç­ão de Importaçõe­s (Prodesi).

A Feira Internacio­nal de Luanda, uma organizaçã­o conjunta do Ministério da Economia e Planeament­o e da empresa Eventos Arena, trouxe para a edição deste ano 204 empresas estrangeir­as, a maioria das quais de Portugal e da Alemanha. Em representa­ção de Portugal estão 22 empresas e da Alemanha 11.

 ?? EDUARDO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Ministro Manuel Nunes Júnior fala dos avanços registados
EDUARDO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Ministro Manuel Nunes Júnior fala dos avanços registados

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola