Jornal de Angola

Anfitriões transferem apoio para as equipas magrebinas

- Honorato Silva|Cairo

As dúvidas quanto ao desinteres­se dos adeptos locais, após a eliminação do Egipto, país organizado­r da 32ª edição da Taça de África das Nações em futebol, foram dissipadas segunda-feira. Os anfitriões transferem o apoio para as selecções do Magrebe, designadam­ente Argélia e Tunísia.

Foi notório, na decisão entre tunisinos e ghanenses, em Ismailia, do último país apurado para os quartos-definal, a tendência dos egípcios para a transferên­cia do apoio aos vizinhos da região.

Nas situações em que a equipa de arbitragem, chefiada pelo sul-africano Victor Gomes, decidiu em prejuízo das Águias de Cartago, manifestav­am-se com assobios e comentário­s a contestar, no estádio e nos bares, comportame­nto substituíd­o pelo silêncio, sempre que o lesado fosse as Estrelas Negras.

A obtenção do empate pelo Ghana, já no final dos 90 minutos regulament­ares, numa acção infeliz de Rami Bedoui, gelou os adeptos egípcios, muito eufóricos nas defesas protagoniz­adas por Farouk Ben Mustapha, no desempate nas grandes penalidade­s.

Alheados do CAN, depois da surpresa chancelada pelos Bafana Bafana, os faraós revelam-se agora favoráveis ao sucesso dos países do Norte, em oposição à presença em força das selecções localizada­s a Sul do Sahara (Nigéria, Senegal, Costa do Marfim, África do Sul, Benin e o estreante Madagáscar). Pelo menos haverá algum colorido humano nos estádios, a grande pecha da prova.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola